Brasília ganhou mais um monumento que após quase dois anos de construção passou a compor a paisagem da capital do país. O Estádio Nacional Mané Garrincha, um gigante de mais de 46 metros de altura, foi inaugurado em 18 de maio de 2013, com a decisão do campeonato local. No mesmo dia em que o Brasiliense ergueu a taça, a presidenta Dilma Rousseff participou da cerimônia de entrega da arena.

O estádio também foi palco da abertura da Copa das Confederações e receberá sete partidas da Copa do Mundo. Com uma área construída de 218,8 mil metros quadrados, o novo Mané Garrincha não lembra em nada o antigo, que foi totalmente demolido em 2010. Para erguer a arena com capacidade para 72,8 mil pessoas, aproximadamente 15 mil trabalhadores passaram pela obra. Os investimentos totais são da ordem de R$ 1,4 bilhão.

Foto: Danilo Borges/Portal da Copa#

Um novo Mané Garrincha

O estádio foi idealizado a partir do conceito arquitetônico de Oscar Niemeyer, que marca a capital brasileira. Ele serviu de inspiração para a fachada composta por 288 pilares, de 36 metros de altura, dispostos ao redor do edifício, formando o espaço de convivência e de acesso do público.

Outro destaque do projeto é a esplanada ao redor da arena. Com 617,87 mil metros quadrados, a área permite acesso a todos os níveis de arquibancada de forma independente e rápida, através de 19 portões e 158 catracas. A circulação interna é feita por meio de 50 rampas, quatro escadas rolantes, 60 escadas normais e 20 elevadores. O tempo de evacuação do local é de até oito minutos.

Todos os assentos - retráteis e marcados, em tons de vermelho - são cobertos e ficam a uma distância inicial de apenas 7,5 metros do campo. O gramado foi instalado no fim de abril de 2013 e a espécie adotada foi a Bermuda Celebration, adequada ao clima tropical.

Com a tecnologia de alta definição, o cuidado com a iluminação se tornou essencial para evitar sombreamento e garantir uma luz homogênea no campo. Para tanto, o Mané Garrincha conta com 465 refletores, com potência de dois mil watts cada, que iluminam o gramado.

Projetada para receber não apenas partidas de futebol, mas uma série de outros eventos, como shows, espetáculos, conferências e reuniões, a estrutura da arena conta com 74 camarotes, 276 sanitários, 40 bares, dois restaurantes e 14 lanchonetes.

» Confira os jogos de Brasília na Copa do Mundo

Danilo Borges/ Portal da Copa#

Sustentabilidade

Tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na própria obra ou em cooperativas de reciclagem do Distrito Federal. Para economizar em até 20% o consumo de energia, a iluminação de algumas áreas do estádio utiliza lâmpadas de LED, que têm maior durabilidade.

A cobertura da arena, que é composta por uma estrutura tensionada com cabos e treliças metálicas e revestida por uma membrana de 90 mil metros quadrados, é autolimpante e utiliza o processo de fotocatálise para a remoção da poeira que se acumula sobre a estrutura. Além disso, o “teto” do Mané Garrincha permite economia de energia por facilitar a ventilação natural e diminuir a sensação de calor dentro do estádio.

A membrana ainda é capaz de capturar a poluição de mil carros por dia e serve para coletar a água da chuva, que será destinada a cinco reservatórios para a reutilização no próprio equipamento.

O projeto de arquitetura atende a todas as normas de acessibilidade, o que inclui sinalização adequada (vertical, visual e tátil), áreas de manobras para cadeiras de rodas, reserva de assentos e instalações para pessoas com deficiências, rampas de acesso e elevadores para todas as áreas, inclusive vestiários e campo. Além disso, há pisos lisos e antiderrapantes nas áreas internas e externas.

Confira todos os detalhes do Estádio Nacional Mané Garrincha

» Conheça as principais caracteríticas do Estádio Nacional de Brasília

» Esplanada ao redor da arena pensada para facilitar a circulação

» Cobertura capta água da chuva e diminui consumo de energia

» Iluminação para garantir transmissões e visibilidade perfeitas

» Capacidade para 72,8 mil pessoas e cinco opções de assentos

» Grama da espécie Bermuda celebration e campo com novas dimensões

» Em busca do certificado máximo de sustentabilidade

» Estádio Nacional Mané Garrincha tem conceito multiuso

» Com pontapé inicial da presidenta Dilma, Estádio Nacional é entregue

» Brasiliense vence jogo inaugural do Estádio Nacional e solta o grito de campeão

Portal da Copa#

Portal da Copa