Indispensáveis ao sucesso dos megaeventos

O Brasil Voluntário, programa de voluntariado do Governo Federal, foi criado para atender a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. É gerido pelo Ministério do Esporte e conta com a participação dos ministérios da Defesa, do Turismo, da Cultura, da Ciência e Tecnologia, da Casa Civil, das Relações Exteriores, do Trabalho, da Educação, da Saúde, da Justiça, do Planejamento, Orçamento e Gestão, além da Secretaria de Aviação Civil.

A atuação dos voluntários ocorre de forma integrada com o programa de voluntariado da FIFA e funciona como uma ampla rede de mobilização social para atender aeroportos, áreas de fluxo, pontos turísticos, festas públicas, Fan Fests e etc., assim como dar suporte ao público-alvo de atendimento: torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral.

» Confira um balanço da atuação dos integrantes do Brasil Voluntário na Copa das Confederações

Profissionalmente, participar de um programa de voluntários em um evento internacional pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho.  É a chance de descobrir novas habilidades e competências profissionais, desenvolver espírito de liderança e ter um diferencial no currículo.

Com o objetivo de ampliar a integração entre as pessoas cadastradas, o programa conta com uma rede social própria, onde os usuários podem obter informações, tirar dúvidas, receber treinamento e interagir com outros voluntários.

O segundo processo seletivo, ainda com data a ser divulgada, vai selecionar mais voluntários para atuar nas doze cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Acompanhe aqui no Portal da Copa todas as informações, requisitos e capacitações nas cidades-sede.

Fonte: Brasil Voluntário