Pronatec Turismo

A qualificação profissional é uma das principais ações do governo federal para preparar o Brasil para os grandes eventos. Capacitar nossos trabalhadores para atender com qualidade e competência os visitantes fortalece a imagem do país como destino turístico. Com o objetivo de organizar esse trabalho, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Educação institui o PRONATEC TURISMO. São oferecidos 54 cursos presenciais e gratuitos, ligados as atividades do receptivo turístico, para capacitar quem já trabalha no setor de turismo e 21 cursos para quem pretende ser inserido no setor.

O Pronatec Turismo se divide em três linhas de ação:

» Pronatec Copa: oferece 21 cursos, em 120 municípios brasileiros, para capacitar quem tem interesse em ingressar no setor de turismo;

» Pronatec Copa na Empresa: oferece 54 cursos, em 120 municípios brasileiros, para qualificar quem já trabalha no setor turístico;

» Pronatec Copa Social: oferece 37 cursos, visa capacitar jovens em situação de vulnerabilidade participantes do projeto ViraVida e contribuir para a sua inclusão no mercado de trabalho.

Os cursos são ministrados de forma presencial, com carga horária mínima de 160 horas, totalmente gratuitos e ainda oferecem uma assistência financeira ao estudante de R$ 2 por hora/aula. Os ofertantes dos cursos são: Senac, Senai, Sesc e Sesi (Sistema “S”) e institutos federais e estaduais de educação.

Os 120 municípios participantes do programa são:

ALAGOAS
Maceió
Maragogi

AMAZONAS
Manaus
Iranduba
Manacapuru
Novo Airão
Presidente Figueiredo

BAHIA
Salvador
Cachoeira
Cairú
Itaparica
Lauro de Freitas
Lençóis
Mata de São João
Maragogipe
Vera Cruz

CEARÁ
Fortaleza
Aquiraz
Aracati
Beberibe
Caucaia
Cascavel
Jijoca de Jericoacoara
Paraipaba

DISTRITO FEDERAL
Brasília

ESPÍRITO SANTO
Vitória

GOIÁS
Alto Paraíso de Goiás
Cidade de Goias
Goiânia
Pirenópolis

MARANHÃO
Barreirinhas
São Luís

MATO GROSSO DO SUL
Aquidauana
Bonito
Corumbá
Jardim
Miranda

MATO GROSSO
Cuiabá
Chapada dos Guimarães
Nobres
Poconé
Várzea Grande

MINAS GERAIS
Belo Horizonte
Brumadinho
Congonhas do Campo
Diamantina
Mariana
Nova Lima
Ouro Preto
São João Del Rei
Sabará
Sete Lagoas
Tiradentes

PARÁ
Belém

PARAÍBA
João Pessoa

PARANÁ
Curitiba
Antonina
Foz do Iguaçu
Guaraqueçaba
Lapa
Morretes
Paranaguá
Ponta Grossa
São José dos Pinhais

PERNAMBUCO
Recife
Cabo de Santo Agostinho
Caruaru
Fernando de Noronha
Igarassu
Ilha de Itamaracá
Ipojuca
Jaboatão dos Guararapes
Olinda
Tamandaré

PIAUÍ
Parnaíba

RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro
Angra dos Reis
Armação dos Búzios
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Mangaratiba
Niterói
Nova Friburgo
Paraty
Petrópolis
Rio das Ostras
Teresópolis

RIO GRANDE DO NORTE
Natal
Baía Formosa
Canguaretama
Maxaranguape
Parnamirim
Tibau do Sul

RIO GRANDE DO SUL
Porto Alegre
Bento Gonçalves
Cambará do Sul
Canoas
Canela
Caxias do Sul
Chuí
Garibaldi
Gramado
Jaguarão
Novo Hamburgo
Nova Petrópolis
São Borja
Santana do Livramento
São Miguel das Missões
Uruguaiana

SANTA CATARINA
Balneário Camboriú
Florianópolis

SÃO PAULO
São Paulo
Atibaia
Campinas
Guarujá
Ilhabela
Peruíbe
Santos
São Vicente

SERGIPE
Aracajú

Os critérios para seleção dos 120 municípios participantes do programa são:

» 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 - Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA);

» Destinos formatados pela operadora Match Connections, que estão sendo apresentados nos catálogos para os operadores estrangeiros;

» Municípios localizados a até 50 km distantes das cidades-sede, com disponibilidade de leitos para o atendimento da demanda sobressalente.

» Municípios entre 50 a 100 km de distância das cidades-sede, com disponibilidade de leitos que poderão dar suporte às cidades-sedes.

» Municípios a mais de 100 km de distância das cidades-sede, que sejam destinos consolidados ou que façam parte do roteiro da Match Connections.

» Destinos reconhecidos internacionalmente ou de trânsito de turistas do Mercosul.

Cidades que não estão contempladas no programa e que terão centros de treinamento e/ou hotéis listados no pacote da FIFA devem enviar ofício com solicitação de adesão ao Pronatec Turismo, endereçado à Diretora do Departamento de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo. Endereço: SCN Quadra 06, Bloco A, sala 1201 – Ed. Venâncio 3000. CEP: 70.716-900 – Brasília (DF).

O PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec foi criado pelo Governo Federal do Brasil no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, com objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para alunos brasileiros.

O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.

As informações e a legislação aplicável ao Pronatec estão disponíveis no site do Ministério da Educação (www.pronatec.mec.gov.br). O sistema de execução e acompanhamento do Pronatec é o Sistec, onde são inseridas as ofertas de cursos e realizadas as pré-matrículas e matrículas dos beneficiários do programa, isto é, aqueles que participarão de cursos de formação profissional da bolsa formação do Pronatec.

Fonte: Ministerio do Turismo