Pronatec Copa Social

Quem pode participar?

Podem participar do Pronatec Copa Social os jovens egressos do projeto ViraVida, com idade entre 16 a 18 anos, e seus familiares. Uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Conselho Nacional do SESI tem por objetivo qualificar jovens em situação de vulnerabilidade e promover sua inclusão no mercado de trabalho do turismo. Serão ofertados 37 cursos no “Eixo Tecnológico: turismo, hospitalidade e lazer”, “Eixo Gestão e Negócios” e Idiomas. 

Como participar?

As secretarias de turismo dos municípios participantes vão atuar como parceiros na realização das pré-matrículas. Os órgãos municipais de turismo serão responsáveis apenas pela realização das pré-matrículas. A publicidade e a organização da demanda será de responsabilidade das regionais do SESI, gestor do programa ViraVida.

Municípios participantes
Aracaju - SE
Belém - PA
Belo Horizonte - MG
Brasília - DF
Cabo de Santo Agostinho - PE
Cuiabá - MT
Curitiba - PR
Fortaleza - CE
Foz do Iguaçu - PR
Goiânia - GO
João Pessoa - PB
Maceió - AL
Manaus - AM
Natal - RN
Parnaíba – PI
Porto Alegre - RS
Recife - PE
Rio de Janeiro - RJ
Salvador - BA
São Luis – MA
São Paulo - SP
Uruguaiana - RS
Vitória - ES

CURSOS

EIXO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL
» Francês básico (160 horas)
Escolaridade Mínima
: Ensino Fundamental II Incompleto
Compreende e usa expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresenta-se e apresenta a outros. Faz perguntas e dá respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive as pessoas que conhece e as coisas que tem. Comunica-se na língua francesa de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

» Inglês aplicado a serviços turísticos – básico (180 horas)
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
Compreende e produz mensagens orais e escritas em língua inglesa em nível básico, no setor turístico, com vistas a atender às demandas e expectativas dos clientes de forma a atendê-lo com objetividade e cordialidade. Esclarece dúvidas usuais no setor turístico e apresenta as principais informações referentes à região em que atua. Compreende e produz gêneros textuais básicos do setor turístico. Reconhece variações culturais e linguísticas do universo em inglês. Usa estruturas da língua inglesa em situações comunicativas reais

» Inglês básico (160 horas)
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
Compreende e usa expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresenta-se e apresenta a outros. Faz perguntas e dá respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive as pessoas que conhece e as coisas que tem. Comunica-se na língua inglesa de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

» Inglês intermediário (160 horas)
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
Compreende frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata como informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante. Comunica-se em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Descreve sua formação, o meio circundante e, ainda, refere-se a assuntos relacionados com necessidades imediatas.

» Espanhol aplicado a serviços turísticos – básico (180 horas)
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
Compreende e produz mensagens orais e escritas em língua espanhola em nível básico, no setor turístico, com vistas a atender às demandas e expectativas dos clientes de forma a atendê-lo com objetividade e cordialidade, esclarecer dúvidas usuais no setor turístico e apresentar as principais informações referentes à região em que atua. Compreende e produz gêneros textuais básicos do setor turístico. Reconhece variações culturais e linguísticas do universo em espanhol. Usa estruturas da língua espanhola em situações comunicativas reais.

» Espanhol básico (160 horas)
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
Compreende e usa expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresenta-se e apresenta a outros. Faz perguntas e dá respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive as pessoas que conhece e as coisas que tem. Comunica-se na língua espanhola de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

» Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) avançado (160 horas)
Escolaridade Mínima
: Ensino Médio Completo
Utilizar a Língua Brasileira de Sinas em nível avançado, possibilitando proferir palestras, aulas e discursos em Libras. Conversa fluentemente em Libras em diversos contextos sociais, principalmente no ambiente escolar.

» Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) intermediário (160 horas)
Escolaridade Mínima
: Ensino Médio Incompleto
Possui fluência em Língua Brasileira de Sinais em nível intermediário, possibilitando a comunicação em Libras com pessoas surdas usuárias da Libras, com desinibição corporal em diversos contextos sociais, principalmente no contexto escolar.

» Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) básico (160 horas)
Escolaridade Mínima
: Ensino Fundamental Completo
Utiliza a Língua Brasileira de Sinas em nível básico, para comunicação com desinibição corporal, com pessoas surdas usuárias de Libras em diversos contextos sociais.

» Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras css português) - 160 horas
Escolaridade Mínima
: Ensino Médio Completo
Realiza a interpretação simultânea entre a Língua Brasileira de Sinais e o português e vice versa, a nível básico, em relacionamentos pessoais, comerciais e de trabalho, bem, como nos diversos serviços de atendimento ao público.

EIXO GESTÃO E NEGÓCIOS
» Auxiliar administrativo (160 horas)
Escolaridade Mínima
: Ensino Médio Incompleto
Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

» Auxiliar de faturamento (160 horas)
Escolaridade Mínima
: Ensino Médio Incompleto
Atua nos processos administrativos e financeiros da empresa. Executa e controla operações financeiras de tesouraria, observando critérios estabelecidos pela legislação em vigor, e as necessidades dos setores internos e externos.

» Auxiliar de pessoal (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Incompleto
Realiza atividades de apoio à administração de pessoal em processos como controle de jornada de trabalho e pagamento de encargos sociais, 13º salário, férias e rescisão de contrato. Prepara, organiza, solicita e emite documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista. Organiza informações cadastrais dos empregados.

» Auxiliar de recursos humanos (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Incompleto
Executa rotinas de processos administrativos do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Realiza atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios.

» Mensageiro (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Atende às solicitações e necessidades administrativas básicas de uma empresa. Realiza serviços internos e externos de entrega e recebimento de documentos, objetos e valores.

» Recepcionista (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Recepciona e atende diferentes públicos, por meio de diversos canais de comunicação (telefone, virtual e presencial). Promove a satisfação, a qualidade e a excelência no atendimento. Presta informações e estabelece fluxos de atendimento, com base nos processos, produtos e serviços da organização, de modo a atender com rapidez e eficiência às necessidades do cliente.

EIXO TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER
» Agente de informações turísticas (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Informa e orienta turistas sobre roteiros, programações, serviços e produtos, bem como presta informações históricas, culturais e artísticas locais em postos de atendimento ao turista.

» Atendente de lanchonete (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Prepara, monta e serve sucos, vitaminas e lanches quentes e frios, prestando atendimento aos clientes.

» Auxiliar de cozinha (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Auxilia o cozinheiro no preparo de alimentos e organização da cozinha. Realiza higienização, cortes, proporcionamento, congelamento, armazenamento e conservação adequada de frutas, verduras, carnes, aves, peixes, crustáceos e frutos do mar. Realiza preparações prévias com molhos, massas, cremes e guarnições. Zela pela higiene e limpeza da cozinha, observando normas sanitárias e de saúde e segurança no trabalho.

» Barista (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Prepara e serve cafés comuns ou especiais e desenvolve drinks à base de café, utilizando produtos variados, como cremes, bebidas alcoólicas e suco de frutas.

» Bartender (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental Completo
Recepciona o cliente. Cria, prepara e serve bebidas, conforme a solicitação dos clientes. Controla o estoque de bebidas e zela pela limpeza e organização do bar

» Camareira em meios de hospedagem (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental Completo
Executa os procedimentos operacionais de limpeza, higienização, arrumação, vistoria, reposição dos materiais das unidades habitacionais, considerando os aspectos da hospitalidade, higiene, sustentabilidade ambiental, relação interpessoal e identidade profissional nas empresas de hospedagem.

» Cerimonialista e mestre de cerimônias (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Completo
Organiza, acompanha e executa o cerimonial do evento, de acordo com a classificação e tipologia. Elabora roteiro e script. Prepara o protocolo.

» Churrasqueiro (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental I Incompleto
Corta, pré-prepara e prepara carnes, aves, peixes e embutidos grelhados e assados na brasa e/ou em churrasqueiras, observando as normas de segurança e higiene.

» Copeiro (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Atua na copa de restaurantes e estabelecimentos similares, organizando, polindo e limpando copos e louças, podendo auxiliar na distribuição e arrumação de utensílios tais como toalhas, louças e talheres.

» Cozinheiro (400 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental Completo
Cria e executa receitas de acordo com grupo e técnicas de cocção dos alimentos considerando fatores nutricionais. Prepara, monta e apresenta produções culinárias, levando em consideração harmonização dos alimentos, normas e procedimentos técnicos de higiene e manipulação de alimentos, qualidade, saúde, segurança e preservação ambiental. Elabora fichas técnicas e de produção. Controla estoques.

» Cozinheiro industrial (360 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Manipula alimentos e prepara refeições em cozinhas industriais seguindo o cardápio estabelecido, de acordo com os padrões de qualidade, higiene e segurança alimentar.

» Garçom (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental Completo
Recepciona o cliente e ocupa-se de sua acomodação à mesa. Registram pedidos e orienta escolhas. Utiliza técnicas para servir alimentos e bebidas. Organiza espaços físicos de alimentos e bebidas.

» Mensageiro em meios de hospedagem (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Recebe e acompanha o cliente na entrada e saída dos meios de hospedagem, acomoda o cliente nos aposentos, oferece orientações gerais sobre a unidade habitacional e seus equipamentos, distribui mensagens internas e externas, executa serviços complementares de ajuda operacional.

» Organizador de eventos (180 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Completo
Planeja, organiza, executa e avalia eventos sociais tais como casamentos, aniversários, bodas, dentre outros, respeitando medidas de segurança e atuando com responsabilidade socioambiental.

» Pizzaiolo (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Elabora, prepara, monta e apresenta pizzas, molhos e coberturas. Coordena e controla o recebimento, armazenamento e acondicionamento dos insumos.

» Recepcionista em Meios de Hospedagem (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Incompleto
Recepciona e acolhe diferentes hóspedes/clientes por meio de diversos canais de comunicação. Efetua os procedimentos de recepção, com atenção aos princípios éticos e observância às questões legais, de modo a promover satisfação e garantir a qualidade e excelência no atendimento.

» Recepcionista de Eventos (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental Completo
Recepciona e acolhe pessoas em eventos. Conduz, orienta e fornece informações, materiais e equipamentos necessários.

» Salgadeiro (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Prepara, confecciona e acondiciona diversos tipos de salgados tradicionais e finos, levando em consideração as normas e procedimentos técnicos de higiene e manipulação de alimentos, qualidade, saúde, segurança e preservação ambiental.

» Sommelier (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Completo
Aconselha na escolha de vinhos e derivados. Executa os serviços respectivos. Assessora na aquisição e divulgação efetua o armazenamento e reposição de vinhos e bebidas. Elabora carta de vinhos. Organiza e controla adegas.

» Sushiman (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Aplica técnicas de limpeza, corte e extração de filés de peixes. Especializa-se em técnicas e práticas de preparação de sushi. Organiza e higieniza o local de trabalho, baseando-se nas normas de boas práticas para a manipulação de alimentos.

» Condutor de turismo de aventura (240 horas)
Observação:
somente quando o ofertante estiver habilitado nos procedimentos normatizados de segurança
Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto
Planeja e desenvolve atividades de aventura em meio natural ou artificial, conduz grupos em trilhas, esportes radicais, acampamentos e aplica técnicas de sobrevivência, segurança e bem estar do viajante.