Pronatec Copa na Empresa

Quem pode participar?

Podem participar do Pronatec Copa na Empresa os trabalhadores de empreendimentos  dos setores de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de viagens, organizadoras de eventos, aluguel de veículos, transporte de turistas, entre outros. Para participar, o inscrito deve ter mais de 18 anos e não pode ser servidor público, exceto profissionais da área de segurança pública.

O programa oferece cursos de aperfeiçoamento profissional e idiomas, ministrados preferencialmente no local de trabalho, aos profissionais que trabalham no setor. Também oferece cursos de idiomas aos profissionais de segurança pública que possuem contato direto com os turistas, nas cidades contempladas pelo programa.  O programa também é aberto para profissionais que trabalham nos aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 e estão sob administração da Infraero, exceto para os  funcionários de companhias aéreas.

Como participar?

Os empresários, trabalhadores ou associações representativas do setor que tiverem interesse em participar do Pronatec Copa na Empresa devem procurar a Secretaria Estadual de Turismo para propor a criação da turma para o curso de interesse. Caso esteja em uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014, a solicitação deve ser feita preferencialmente na Secretaria Municipal de Turismo. Os cursos são oferecidos no próprio local de trabalho, na frequência e horários que forem convenientes ao empregador.

A oferta de vagas do Pronatec Copa na Empresa inclui 54 cursos do “Eixo Tecnológico: turismo, hospitalidade e lazer”, além de idiomas e linguagem de sinais e demais eixos apoiadores do setor. Porém, a disponibilidade da abertura das turmas varia de acordo com as demandas dos municípios.

Empresas de pequeno porte, com a quantidade de alunos insuficiente para abertura de turma, também podem participar. Basta que se organizem, com apoio do órgão de turismo, para a composição de turmas com outras empresas e associações interessadas na qualificação. As instituições do setor e associação também podem propor turmas.

Onde se inscrever?
A solicitação de abertura de turmas do Pronatec Copa na Empresa é realizada presencialmente pelo interessado. Clique aqui e veja os locais e contatos dos órgãos de turismo responsáveis pela organização de abertura das turmas.

CURSOS

AMBIENTE E SAÚDE
» Agente de limpeza urbana (16 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental Completo
Executa serviços operacionais de coleta de resíduos sólidos domiciliares, seletivos, serviços de saúde e especiais, para transporte e destinação final, observando as normas técnicas, qualidade, trabalho em equipe, segurança e preservação do meio ambiente.

» Atendente de nutrição (240 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental Completo
Exerce atividades junto ao Serviço de Nutrição e Dietética, em instituições de saúde, comerciais e educacionais. Atua em cozinhas, em unidades de internação hospitalar e em todo o processo produtivo da dieta, auxiliando na distribuição de refeições aos pacientes, acompanhantes e funcionários.

» Massagista (240 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental Completo
Identifica, seleciona e aplica manobras massoterapêuticas manuais, visando ao bem-estar físico, ao relaxamento de tensões e ao alívio da dor do cliente. Atua de forma autônoma ou sob a supervisão de profissional técnico ou graduado.

Fotos: Ministério do Turismo/Divulgação#

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL
» Contador de histórias (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental Completo
Seleciona histórias, planeja estratégias e utiliza várias formas de comunicação para exprimir eventos por meio de palavras, imagens, gestos e sons, visando estabelecer interações com os diferentes públicos em ambientes escolares e não escolares como hospitais, shoppings, instituições de longa permanência dentre outros.

» Francês básico (160 horas)
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Compreende e usa expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresenta-se e apresenta a outros. Faz perguntas e dá respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive as pessoas que conhece e as coisas que tem. Comunica-se na língua francesa de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

» Inglês aplicado a serviços turísticos – básico (180 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Compreende e produz mensagens orais e escritas em língua inglesa em nível básico, no setor turístico, com vistas a atender às demandas e expectativas dos clientes de forma a atendê-lo com objetividade e cordialidade. Esclarece dúvidas usuais no setor turístico e apresenta as principais informações referentes à região em que atua. Compreende e produz gêneros textuais básicos do setor turístico. Reconhece variações culturais e linguísticas do universo em inglês. Usa estruturas da língua inglesa em situações comunicativas reais

» Inglês básico (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Compreende e usa expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresenta-se e apresenta a outros. Faz perguntas e dá respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive as pessoas que conhece e as coisas que tem. Comunica-se na língua inglesa de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

» Inglês intermediário (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Compreende frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata como informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante. Comunica-se em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Descreve sua formação, o meio circundante e, ainda, refere-se a assuntos relacionados com necessidades imediatas.

» Espanhol aplicado a serviços turísticos – básico (180 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Compreende e produz mensagens orais e escritas em língua espanhola em nível básico, no setor turístico, com vistas a atender às demandas e expectativas dos clientes de forma a atendê-lo com objetividade e cordialidade, esclarecer dúvidas usuais no setor turístico e apresentar as principais informações referentes à região em que atua. Compreende e produz gêneros textuais básicos do setor turístico. Reconhece variações culturais e linguísticas do universo em espanhol. Usa estruturas da língua espanhola em situações comunicativas reais.

» Espanhol básico (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Compreende e usa expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresenta-se e apresenta a outros. Faz perguntas e dá respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive as pessoas que conhece e as coisas que tem. Comunica-se na língua espanhola de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

» Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) avançado (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Completo
Utilizar a Língua Brasileira de Sinas em nível avançado, possibilitando proferir palestras, aulas e discursos em Libras. Conversa fluentemente em Libras em diversos contextos sociais, principalmente no ambiente escolar.

» Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) intermediário (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Incompleto
Possui fluência em Língua Brasileira de Sinais em nível intermediário, possibilitando a comunicação em Libras com pessoas surdas usuárias da Libras, com desinibição corporal em diversos contextos sociais, principalmente no contexto escolar.

» Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) básico (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental Completo
Utiliza a Língua Brasileira de Sinas em nível básico, para comunicação com desinibição corporal, com pessoas surdas usuárias de Libras em diversos contextos sociais.

» Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras css português) - 160 horas
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Completo
Realiza a interpretação simultânea entre a Língua Brasileira de Sinais e o português e vice versa, a nível básico, em relacionamentos pessoais, comerciais e de trabalho, bem, como nos diversos serviços de atendimento ao público.

» Recreador (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental Completo
Executa e promove atividades recreativas, promove atividades lúdicas, administra equipamentos e materiais para recreação.
 

GESTÃO E NEGÓCIOS
» Auxiliar administrativo (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Incompleto
Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

» Auxiliar de faturamento (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Incompleto
Atua nos processos administrativos e financeiros da empresa. Executa e controla operações financeiras de tesouraria, observando critérios estabelecidos pela legislação em vigor, e as necessidades dos setores internos e externos.

» Auxiliar de pessoal (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Incompleto
Realiza atividades de apoio à administração de pessoal em processos como controle de jornada de trabalho e pagamento de encargos sociais, 13º salário, férias e rescisão de contrato. Prepara, organiza, solicita e emite documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista. Organiza informações cadastrais dos empregados.

» Auxiliar de recursos humanos (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Incompleto
Executa rotinas de processos administrativos do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Realiza atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios.

» Mensageiro (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Atende às solicitações e necessidades administrativas básicas de uma empresa. Realiza serviços internos e externos de entrega e recebimento de documentos, objetos e valores.

» Recepcionista (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Recepciona e atende diferentes públicos, por meio de diversos canais de comunicação (telefone, virtual e presencial). Promove a satisfação, a qualidade e a excelência no atendimento. Presta informações e estabelece fluxos de atendimento, com base nos processos, produtos e serviços da organização, de modo a atender com rapidez e eficiência às necessidades do cliente.
 

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER
» Agente de informações turísticas (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Informa e orienta turistas sobre roteiros, programações, serviços e produtos, bem como presta informações históricas, culturais e artísticas locais em postos de atendimento ao turista.

» Atendente de lanchonete (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Prepara, monta e serve sucos, vitaminas e lanches quentes e frios, prestando atendimento aos clientes.

» Auxiliar de cozinha (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Auxilia o cozinheiro no preparo de alimentos e organização da cozinha. Realiza higienização, cortes, proporcionamento, congelamento, armazenamento e conservação adequada de frutas, verduras, carnes, aves, peixes, crustáceos e frutos do mar. Realiza preparações prévias com molhos, massas, cremes e guarnições. Zela pela higiene e limpeza da cozinha, observando normas sanitárias e de saúde e segurança no trabalho.

» Barista (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Prepara e serve cafés comuns ou especiais e desenvolve drinks à base de café, utilizando produtos variados, como cremes, bebidas alcoólicas e suco de frutas.

» Bartender (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental Completo
Recepciona o cliente. Cria, prepara e serve bebidas, conforme a solicitação dos clientes. Controla o estoque de bebidas e zela pela limpeza e organização do bar

» Camareira em meios de hospedagem (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental Completo
Executa os procedimentos operacionais de limpeza, higienização, arrumação, vistoria, reposição dos materiais das unidades habitacionais, considerando os aspectos da hospitalidade, higiene, sustentabilidade ambiental, relação interpessoal e identidade profissional nas empresas de hospedagem.

» Cerimonialista e mestre de cerimônias (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Completo
Organiza, acompanha e executa o cerimonial do evento, de acordo com a classificação e tipologia. Elabora roteiro e script. Prepara o protocolo.

» Churrasqueiro (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental I Incompleto
Corta, pré-prepara e prepara carnes, aves, peixes e embutidos grelhados e assados na brasa e/ou em churrasqueiras, observando as normas de segurança e higiene.

» Copeiro (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Atua na copa de restaurantes e estabelecimentos similares, organizando, polindo e limpando copos e louças, podendo auxiliar na distribuição e arrumação de utensílios tais como toalhas, louças e talheres.

» Cozinheiro (400 horas)
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo
Cria e executa receitas de acordo com grupo e técnicas de cocção dos alimentos considerando fatores nutricionais. Prepara, monta e apresenta produções culinárias, levando em consideração harmonização dos alimentos, normas e procedimentos técnicos de higiene e manipulação de alimentos, qualidade, saúde, segurança e preservação ambiental. Elabora fichas técnicas e de produção. Controla estoques.

» Cozinheiro industrial (360 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Manipula alimentos e prepara refeições em cozinhas industriais seguindo o cardápio estabelecido, de acordo com os padrões de qualidade, higiene e segurança alimentar.

» Garçom (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental Completo
Recepciona o cliente e ocupa-se de sua acomodação à mesa. Registram pedidos e orienta escolhas. Utiliza técnicas para servir alimentos e bebidas. Organiza espaços físicos de alimentos e bebidas.

» Mensageiro em meios de hospedagem (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Recebe e acompanha o cliente na entrada e saída dos meios de hospedagem, acomoda o cliente nos aposentos, oferece orientações gerais sobre a unidade habitacional e seus equipamentos, distribui mensagens internas e externas, executa serviços complementares de ajuda operacional.

» Organizador de eventos (180 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Completo
Planeja, organiza, executa e avalia eventos sociais tais como casamentos, aniversários, bodas, dentre outros, respeitando medidas de segurança e atuando com responsabilidade socioambiental.

» Pizzaiolo (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Elabora, prepara, monta e apresenta pizzas, molhos e coberturas. Coordena e controla o recebimento, armazenamento e acondicionamento dos insumos.

» Recepcionista em Meios de Hospedagem (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Incompleto
Recepciona e acolhe diferentes hóspedes/clientes por meio de diversos canais de comunicação. Efetua os procedimentos de recepção, com atenção aos princípios éticos e observância às questões legais, de modo a promover satisfação e garantir a qualidade e excelência no atendimento.

» Recepcionista de Eventos (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental Completo
Recepciona e acolhe pessoas em eventos. Conduz, orienta e fornece informações, materiais e equipamentos necessários.

» Salgadeiro (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Prepara, confecciona e acondiciona diversos tipos de salgados tradicionais e finos, levando em consideração as normas e procedimentos técnicos de higiene e manipulação de alimentos, qualidade, saúde, segurança e preservação ambiental.

» Sommelier (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Completo
Aconselha na escolha de vinhos e derivados. Executa os serviços respectivos. Assessora na aquisição e divulgação efetua o armazenamento e reposição de vinhos e bebidas. Elabora carta de vinhos. Organiza e controla adegas.

» Sushiman (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Aplica técnicas de limpeza, corte e extração de filés de peixes. Especializa-se em técnicas e práticas de preparação de sushi. Organiza e higieniza o local de trabalho, baseando-se nas normas de boas práticas para a manipulação de alimentos.

» Condutor de turismo de aventura (240 horas)
Observação:
somente quando o ofertante estiver habilitado nos procedimentos normatizados de segurança
Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto
Planeja e desenvolve atividades de aventura em meio natural ou artificial, conduz grupos em trilhas, esportes radicais, acampamentos e aplica técnicas de sobrevivência, segurança e bem estar do viajante.

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
» Instalador e Reparador de Rede de TV a Cabo (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Instala e mantém serviços de TV por assinatura e seus sistemas integrados de dados e voz de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

» Instalador e Reparador de Linhas e Sistemas de Telefonia (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Instala e repara centrais telefônicas privadas, LPCD e equipamentos de telefonia. Trabalha sob supervisão técnica, seguindo normas e procedimentos de qualidade, segurança, saúde e preservação ambiental.

» Programador Web (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Incompleto
Desenvolve Web Sites usando técnica de elaboração de sites. Elabora layouts complexos em tableless. Testa e realiza manutenção em sistemas, respeitando os padrões técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual. Faz consultas ao sistema, segundo as especificações do projeto, documentando todas as etapas do processo.

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA
» Ajudante de Padeiro (180 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Auxilia o padeiro no preparo de pães doces e salgados, biscoitos e bolos simples. Executa a mise-en-place e a higienização do ambiente de acordo com as condições de segurança no local de trabalho.

» Auxiliar de Confeitaria (180 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Auxilia o confeiteiro na preparação, montagem e finalização de diversos produtos e organização da estrutura da confeitaria. Realiza a preparação prévia de frutas, geleias, massas diversas, cremes, caldas, glacês, chocolates e recheios para sobremesas. Executa a mise-en-place e a higienização da confeitaria de confeitaria de acordo com as condições de segurança no local de trabalho.

» Confeiteiro (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental Completo
Elabora produtos de confeitaria, por meio do preparo de massas, coberturas e recheios. Conhece os princípios de armazenamento e acondicionamento de matéria-prima e aditivos.

» Masseiro (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Produz massas, pão, macarrão e similares, de acordo com as tendências das empresas no que diz respeito a utilização de matérias-primas e equipamentos. Trabalha em conformidade com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.

» Padeiro (200 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Elabora produtos de panificação, realizando o preparo de massas, coberturas e recheios, de acordo com as normas técnicas, de segurança, higiene e saúde no trabalho.

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN
» Operador de Áudio (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Completo
Realiza edições e mixagem de áudio, utilizando softwares e equipamentos digitais e analógicos, para atender a diferentes tipos de eventos, tais como teatro, cinema, publicidade, televisão, dança, festas populares, ou eventos correlatos, de acordo com as exigências estéticas, culturais e históricas do projeto.

» Operador de Câmera (250 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Médio Completo
Realiza gravações em vídeos para diversos gêneros, tais como jornalismo, ficção, videoclipes e documentários, em ambientes de estúdios ou em externas, utilizando câmeras de diferentes formatos e lentes, a partir da interpretação de roteiros/scripts e/ou de instruções do diretor.

» Agente Cultural (160 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Fomenta o resgate de conhecimentos e saberes culturais locais, criando espaços para divulgação e valorização da comunidade, como forma de reafirmação da cultura local, valorização dos saberes e garantia de trabalho e renda para as famílias.

SEGURANÇA
» Bombeiro Civil (210 horas)
Escolaridade Mínima:
Ensino Fundamental II Incompleto
Desenvolve atividades operacionais de bombeiro. Atua em situações emergenciais em que se necessite de primeiros socorros. Previne e combate incêndios, visando preservar a vida, patrimônio e o meio ambiente. Identifica e acondiciona produtos que podem causar riscos à coletividade.

Fonte: Ministério do Turismo