Amplificação da imagem do país

Cinema sobre futebol, exposição interativa de fotos, travessia do Atlântico chegando ao Brasil nas vésperas do Mundial e instrumento musical para a torcida. Esses são só alguns exemplos entre os 96 projetos selecionados na chamada pública do Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo da FIFA 2014. O Ministério do Esporte entregou em 27 de setembro de 2012 os diplomas de chancela aos aprovados. Ao todo, 199 projetos foram apresentados. As propostas deviam atender a pelo menos um dos seguintes eixos temáticos: negócios, turismo e sociocultural. A seleção foi feita em duas etapas, ambas com caráter eliminatório: habilitação técnica e avaliação de mérito. O Plano de Promoção tem o objetivo de alinhar as ações promocionais e garantir uma mensagem única que evite a dispersão da imagem do país no megaevento esportivo. Os projetos que ganharam a chancela poderão integrar ações de promoção durante a realização do Mundial de 2014.

O que é a chancela?
A chancela concedida é um atestado de que o projeto integra a Programação Oficial do Governo Federal na promoção do Brasil pela realização da Copa do Mundo FIFA de 2014 e de que atende aos objetivos, ações e cronograma de desenvolvimento da estratégia do Plano de Promoção do Brasil, anexo à Chamada Pública divulgada pela Resolução nº 05/2012, do GECOPA.

Como a chancela pode ser utilizada?
Os proponentes/responsáveis pelo projeto podem utilizar a chancela para captação dos recursos materiais e institucionais necessários à sua execução. A divulgação resumida dos projetos está disponível no Portal da Copa (veja abaixo), viabilizando a prospeção pelos potenciais apoiadores, públicos ou privados. Como previsto no item 7.17 do Edital da Chama Pública, “a seleção do projeto não garantirá ao proponente a obrigação de apoio financeiro ou institucional”.

» Mais perguntas e respostas sobre o Plano de Promoção do Brasil para a Copa

» Projetos aprovados no Plano de Promoção recebem chancela do Ministério do Esporte

» Os 96 projetos chancelados no Plano de Promoção do Brasil para a Copa

» Culinária, teatro e artes plásticas: conheça mais projetos do Plano de Promoção para 2014

» Da caxirola à travessia do Atlântico: conheça alguns projetos aprovados

» Confira a publicação no Diário Oficial (link para o site da Imprensa Nacional)

» Íntegra do Plano de Promoção do Brasil - Documento .PDF

» Chamada pública - Edital do Plano de Promoção - Documento em PDF

Portal da Copa