Voluntários do Rio dão dicas aos torcedores que irão assistir à final da Copa

12/07/2014 - 15:41
Última partida do Mundial traz à capital fluminense milhares de visitantes estrangeiros e brasileiros

A final da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 neste domingo (13.07) transformou o Rio de Janeiro em uma espécie de capital do mundo neste fim de semana. A cidade está repleta de torcedores de várias nacionalidades, que irão acompanhar a partida entre Alemanha e Argentina, a partir das 17h. Os voluntários do governo federal estão a postos para dar dicas para que visitantes aproveitem  a cidade e o clima da Copa.

Aeroportos

Leonardo Dalla/Portal da Copa#Guiomar Porto orienta visitantes no aeroportoAtuando no aeroporto Santos Dumont, a voluntária Guiomar Porto, 65, sugere aos turistas, antes de tudo, visitas aos pontos turísticos do Rio de Janeiro. “Se o torcedor chegar no sábado ou no domingo, acho que tem que ver primeiro o Pão de Açúcar, o Forte de Copacabana, enfim, os nossos pontos turísticos clássicos. O Cristo Redentor está de braços abertos para receber”, diz.

Guiomar também dá dicas de transporte a quem chega à cidade. “Sugiro sempre que pegue um táxi do aeroporto, que é o melhor meio de transporte para quem não conhece o Rio. Depois o turista pode andar de metrô, de ônibus, sem problema algum”, recomenda.

“No domingo e na segunda-feira, para quem for embora, o melhor é chegar com antecedência. Nos dias após os jogos os aeroportos ficam cheios e as filas de check-in podem ficar congestionadas. Então, eu recomendaria que chegassem até mesmo 1h30 antes da decolagem. E o turista não pode esquecer do trânsito, não é?”, diz Teresinha Oliveira, 70.

» Cerimônia de encerramento terá Shakira, Santana e Ivete Sangalo

» Decisão da Copa poderá ter até 74.738 torcedores no Maracanã

» Hospitalidade no Rio aprovada por 97% dos turistas estrangeiros

» Vai assistir aos jogos da Copa no estádio? Confira a cartilha da FIFA

Mobilidade

Tanto no sábado quanto no domingo, a Avenida Atlântica, em Copacabana, ficará interditada para deixar livre a passagem dos pedestres, devido à FIFA Fan Fest. Segundo a Prefeitura do Rio, o esquema da Copa contará com 1.650 controladores da Companhia de Engenharia de Tráfego da prefeitura do Rio (CET-RIO e agentes da Guarda Municipal. Os voluntários orientam aos turistas que utilizem o metrô, com desembarque bem próximo ao Maracanã e à FIFA Fan Fest.

“Para quem for ao estádio, a melhor opção é o metrô, pois os táxis e os ônibus param razoavelmente longe”, recomenda Cleiton Carvalho da Silva, 21, que lembra que as estações no entorno da arena ficam em um raio de 10 minutos de caminhada. De acordo com o MetrôRio, durante o jogo, serão praticados os intervalos de horário de pico, com toda a frota disponível e trens extras posicionados em pontos estratégicos da operação.

Leonardo Dalla/Portal da Copa#Leonardo Carneiro atua no Forte de CopacabanaQuem tem ingressos para os portões A, B e C deve desembarcar na Estação Maracanã. A Estação São Cristóvão é prioritária para quem terá de entrar pelo portões E e F. O público que acessará o estádio pelo portão D deve utilizar a Estação São Francisco Xavier.

Já para quem for assistir ao jogo na FIFA Fan Fest ou aproveitar os shows de sábado ou domingo, as estações de embarque e desembarque mais próximas são a Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos. 

“Teremos voluntários nas principais estações de metrô do Rio de Janeiro dispostos a dar informações. A minha dica é que, em caso de dúvidas, nos procurem que sabemos orientar bem. Estamos preparados”, diz o voluntário Leonardo Carneiro, 18, que lembra a gratuidade do metrô, das 7 às 23h, para quem portar ingresso e for assistir à partida no Maracanã.

Maracanã

No esquema de segurança da Copa do Mundo, o entorno do Maracanã terá bares fechados e o acesso restrito às estações de metrô. A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro colocará a postos aproximadamente 26 mil agentes das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, além da Força Nacional de Segurança e Forças Armadas, que também participam do esquema.

Como a cerimônia de encerramento terá início às 14h20, a recomendação dos voluntários é que os torcedores cheguem o mais cedo possível. “O melhor é chegar por volta das 12h ou 13h no domingo, antes do início da festa de encerramento, pois o clima estará mais tranquilo nestes horários e o torcedor terá tempo para tirar fotos, sem precisar fazer nada correndo”, diz Cleiton.

FIFA Fan Fest

Em Copacabana, devido à transmissão dos jogos no Fifa Fan Fest durante o fim de semana, a Av. Atlântica será interditada às 7h de sábado e de domingo e funcionará como área de lazer. “Recomendo aproveitar a praia, que é linda, e curtir bastante a festa, sem esquecer da responsabilidade e da segurança”, diz Cleiton.

A FIFA Fan Fest funciona das 11h às 23h na Praia de Copacabana. A entrada é gratuita e os torcedores poderão acompanhar o show de encerramento e a partida final em um telão de 150 m².

No domingo, entre as atrações da festa no Maracanã irão se apresentar Ivete Sangalo, Shakira, Alexandre Pires e a escola de samba Acadêmicos da Grande Rio, que trará ao estádio 200 integrantes. Já na praia, a festa será garantida com apresentações da Acadêmicos do Salgueiro, Unidos da Tijuca e Monobloco.

Leonardo Dalla – Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+