Visitas, definição de Curitiba, estruturas complementares, Seminário de Seleções: autoridades comentam a semana

21/02/2014 - 15:04
Os último dias reservaram eventos e decisões importantes para a Copa no Brasil que foram abordados em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (21.02) em Florianópolis.

Mais um ciclo de vistorias se encerrou, desta vez com viagens a Manaus, Brasília e Porto Alegre. O Beira-Rio, estádio da Copa na capital do Rio Grande do Sul, também recebeu visita da presidenta Dilma Rousseff e a cidade anunciou uma solução quanto ao financiamento das estruturas temporárias. Curitiba foi reconfirmada como sede do Mundial no Brasil e as 32 delegações que virão à Copa participaram de seminário em Florianópolis para entender a logística do torneio. A semana movimentada foi comentada por representantes de FIFA, Comitê Organizador Local (COL) e governo federal em uma coletiva de imprensa desta sexta-feira (21.02) em Florianópolis.

“Tivemos uma semana importante pelo seminário das equipes, é o ultimo grande evento antes da abertura do Mundial. Importante também porque confirmamos Curitiba como sede. Finalizamos um acordo para a estruturas temporárias de Porto Alegre. Nessas duas cidades ainda há muito o que fazer. Em Porto Alegre, há uma infraestrutura, mas temos que instalar a tecnologia de informação e há muito trabalho na parte de fora. Importante também porque visitamos o belíssimo estádio em Manaus. Estamos trabalhando com a CBF e a Conmebol [Confederação Sul-Americana de Futebol] para realizar testes em Manaus e em Natal”, disse o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke.

Sobre a questão das estruturas temporárias de Porto Alegre, o governo do Rio Grande do Sul, a prefeitura e o Internacional anunciaram duas medidas na quarta-feira (19.02): um projeto de lei que possibilita a captação de recursos privados e a mobilização de estruturas permanentes que sirvam a políticas públicas da cidade e do estado.

» Confira a cobertura do Portal da Copa para o Seminário de Seleções

» Presidenta Dilma Rousseff faz “tabelinha” com capitão do Internacional no pontapé inicial do Beira-Rio

» Solução em Porto Alegre sobre as estruturas complementares para a Copa

» Curitiba é reconfirmada como sede da Copa do Mundo da FIFA 2014

» Ronaldo: "Adoraria ter quilos a menos para poder jogar esta Copa"

Centros de Treinamento

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse que está acompanhando de perto não só as obras dos estádios que ainda serão entregues, mas também as reformas nos Centros de Treinamento escolhidos pelas delegações. "Estou visitando todos os CTs. Anteontem, estive em Foz do Iguaçu, escolhida pela Coreia do Sul, amanhã vou a Itu e a Porto Feliz no estado de São Paulo. E há crescente interesse das seleções também pelos seus locais de partidas, elas querem verificar as condições dos jogos. Ontem encontrei o cônsul-geral da Holanda em Porto Alegre visitando o estádio”, disse o ministro. A Holanda joga no Beira-Rio em 18 de junho, contra a Austrália, pelo Grupo B.

Seminário das Seleções

O Seminário das Seleções, realizado em Florianópolis de 18 a 20 de fevereiro, foi destacado pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin."Tenho certeza de que os membros das comissões técnicas deixaram Florianópolis confiantes e ansiosos com a chegada da Copa. Confiantes porque receberam das nossas áreas operacionais, da FIFA e do governo federal todas as informações necessárias para se sentirem tranquilos sobre logística, aeroporto, acomodação, treinamento e a competição em si. E ansiosos porque puderam perceber nossa alegria e esforço para fazer desta uma grande competição”, disse Marin.

Carol Delmazo - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+