Valcke reforça cronograma apertado, mas garante: “A Arena Corinthians estará pronta para a Copa”

22/04/2014 - 12:55
Secretário-geral da FIFA visitou o novo estádio de São Paulo nesta terça. Ministro do Esporte e representantes da prefeitura e do governo do estado comentaram as obras do entorno

Em visita à Arena Corinthians, na manhã desta terça-feira (22.04), em São Paulo, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, garantiu que o novo estádio estará pronto para a abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014. “Não podemos perder um só minuto, porque tem muito o que fazer. Não só para a Odebrecht, mas para as outras empresas que estão trabalhando no entorno. Estamos correndo contra o tempo, mas posso afirmar que o estádio estará pronto para a abertura e para os outros jogos", disse Valcke.

Em relação às estruturas temporárias, o gerente de Operação da arena, Lucio Blanco, informou que os trabalhos de Tecnologia da Informação (TI), de infraestrutura para transmissão de TV e da parte de alimentação e bebidas já estão em curso. “Para as demais complementares estamos no processo final de balizamento do cronograma de entrega e de preços”, explicou.

Foto: Friedmann Vogel/FIFA/Getty Images#

Entorno do estádio

A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, e o secretário de Planejamento e Desenvovimento Regional do estado, Julio Semeghini, comentaram as obras de mobilidade do entorno do estádio, situado na Zona Leste da cidade. De acordo com Semeghini, a maior parte dos trabalhos será entregue até 28 de abril. A vice-prefeita acrescentou que as intervenções restantes devem ficar prontas até 10 de maio, mesma data prevista pelo clube para a finalização da colocação dos assentos temporários da arena. A expectativa é de que o evento-teste oficial do estádio, a partida entre Corinthians e Figueirense, em 17 ou 18 de maio, possa testar não só as estruturas internas - incluindo as cadeiras provisórias -, mas também o esquema de mobilidade e acesso.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também comentou as obras do entorno da Arena Corinthians. “Tive a oportunidade de circular pelas redondezas do estádio, para ver as obras que estão em execução, algumas concluídas, outras bastante avançadas. Essa região recebe obras que elevam o padrão de vida dos seus moradores e ajudam a traçar um caminho de esperança para a população da zona Leste”, disse Rebelo.

Visita de comitiva do FIFA, COL e governo à Arena Corinthians

Visita de comitiva do FIFA, COL e governo à Arena Corinthians

Eventos-teste

O Corinthians reafirmou o cronograma de testes previsto para a arena. Em 26 de abril, o estádio abrirá as portas para 5 mil crianças, que ajudarão a testar parte da estrutura, especialmente o acesso e os banheiros, no setor Leste. No dia 1 de maio, haverá uma partida entre os operários da obra, com 10 a 15 mil espectadores. Em 10 de maio, está previsto um jogo entre ídolos do Corinthians, com público aproximado de 35 mil pessoas. Por fim, haverá o evento-teste oficial do Comitê Organizador Local (COL), em 17 ou 18 de maio, com 50 mil pessoas nas arquibancadas.

“Depois da aprovação dos bombeiros, a gente solicita uma vistoria deles no estádio e também estamos pedindo que eles nos acompanhem nos eventos. A polícia de choque, a Polícia Militar, os órgãos de transporte também vão ser convidados para acompanhar os eventos para tomarmos decisões em conjunto”, disse Lucio Blanco.

Ele não descartou a possibilidade de mais uma partida na arena, em 14 maio. O jogo seria solicitado para o novo estádio caso o clube não vença o Nacional (AM) por dois gols de diferença na Arena da Amazônia, em 30 de abril, pela Copa do Brasil, e precise da segunda partida em casa.

Jérôme Valcke reforçou a importância dos testes, e em especial da partida entre Corinthians e Figueirense. “A partir de agora, a data mais importante será 17 ou 18 de maio. Veremos o que está funcionando e o que não está. A partir de então, teremos o prazo de três semanas até a abertura para corrigir eventuais problemas”, disse.

A Arena Corinthians será o palco da abertura do Mundial de 2014, em 12 de junho, com a partida entre Brasil e Croácia, válida pelo Grupo A. Outros cinco jogos também serão realizados no novo estádio da capital paulista, incluindo uma semifinal. A capacidade da Arena Corinthians durante o Mundial será de 68 mil lugares.

Em 15 de abril, a arena foi entregue simbolicamente pela construtora Odebrecht ao clube. As obras estão 99% concluídas. Cerca de mil operários trabalham para finalizar a obra nos próximos dias.

De São Paulo, a comitiva formada por representantes da FIFA, COL e governo federal segue ainda nesta terça-feira para Curitiba. Também estão previstas, ao longo da semana, vistorias na Arena Pantanal, em Cuiabá, e na praia de Iracema em Fortaleza, sede da FIFA Fan Fest na cidade. O último compromisso é a reunião de diretoria do COL no Rio de Janeiro. Leia mais sobre o itinerário de visitas

Carol Delmazo - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
Terminais que tiveram obras entregues foram os melhores avaliados em levantamento realizado entre abril e junho
+