Turistas estrangeiros aproveitam estreia da Copa em Cuiabá

12/06/2014 - 21:42
Nas ruas e na Fan Fest da cidade, torcedores de vários países se confraternizam

A atmosfera em Cuiabá no primeiro dia oficial de Copa do Mundo foi de festa e confraternização entre os milhares de torcedores e entusiastas que estiveram pelas ruas e Fan Fest. Os cuiabanos se misturaram com chilenos, australianos, norte-americanos, peruanos, equatorianos, mesmo com a diferença de idiomas.

Na Fan Fest da cidade, principal ponto de concentração da Copa, aproximadamente 17 mil pessoas estiveram presentes, conforme cálculos do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, sem incidentes nas áreas de saúde e segurança.
Nem o forte calor - que nesta quinta-feira (12.06) esteve na casa dos 35°C - foi capaz de espantar a animação do público, que vibrou com a vitória da seleção brasileira.

"Em Sidney também faz muito calor, mas aqui é ainda mais quente. Mas é um calor gostoso, as pessoas ajudam a tornar o ambiente legal. Esses aqui, por exemplo, não param de cantar. Eu só acho graça", disse Tom Culley, se referindo a um grupo de chilenos com o qual interagia.

Pelas ruas de Cuiabá, o clima amistoso entre a população local e os visitantes também era percebido. Na praça popular, região boêmia da cidade, por volta do meio dia os bares já encontravam-se tomados por torcedores, e na quadra situada na localidade houve até uma pelada entre australianos e chilenos, vencida pelos sul-americanos por 1 x 0.

"Espero que o resultado amanhã seja diferente do que foi hoje. Isso aqui não é uma prévia", brincou o australiano Drew Simpson. Ele e o amigo Daniel Disseldorp vieram de Melbourne e irão acompanhar todos os jogos dos socceroos no Brasil. Sobre Cuiabá, além do calor, Drew destaca a simpatia do povo.

"Estão sendo pacientes com a gente, porque não sabemos falar nada em português. Até agora, está tudo ótimo. Temos divertido bastante. E no sábado ainda iremos ao Pantanal", afirmou. Bastante à vontade também, o chileno Raphael Martin elogiou a cidade, dizendo, inclusive, que já se sente um pouco cuiabano. "Estou aqui há duas semanas, já estou por dentro da cidade, que é adorável e o meu português já melhorou bastante", comemora.

» Brasil vence a Croácia de virada na abertura da Copa do Mundo

Hélson França, do Portal da Copa em Cuiabá

Notícias Relacionadas

No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Capital do Mato Grosso contou com a atuação de 357 voluntários, em locais como aeroporto, rodoviária, Arena Cultural, entorno da Arena Pantanal, FIFA Fan Fest e Centro Aberto de Mídia
+
Jogadores e comissão técnica desfilaram em carro aberto e foram até o Portão de Brandemburgo, onde uma multidão os esperava para a celebração
+
Cidade recebeu sete jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014
+