O BRT Transcarioca, que atende moradores de 27 bairros do Rio de Janeiro, já chegou à marca de um milhão de passageiros pagantes transportados em menos de dois meses de operação. O corredor exclusivo para ônibus articulados liga a Barra da Tijuca ao aeroporto internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.
A Transcarioca transporta atualmente 60 mil pessoas por dia e deverá chegar aos 200 mil passageiros diariamente ao final da implantação da segunda etapa. O BRT é o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade e reduzirá em 60% o tempo de viagem por ônibus no trecho.
As estações que mais receberam passageiros no primeiro mês da Transcarioca foram Vicente de Carvalho (66.520), Taquara (54.242), Tanque (33.873), Galeão Tom Jobim 1 (25.433) e Via Parque (25.197). Neste período, foram feitas 11.150 viagens, com os ônibus articulados percorrendo mais de 237 mil quilômetros.
O corredor teve a sua operação ampliada neste sábado (26.07) com a extensão do serviço Alvorada-Tanque até o terminal Paulo da Portela, em Madureira, com as estações IPASE, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e o Terminal Paulo da Portela, que fará integração com os trens da Supervia.
O sistema tem 39 quilômetros de extensão, com 10 viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações e cinco terminais, passando por 27 bairros como Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.
A previsão é de que a Transcarioca chegue a transportar 320 mil passageiros por dia com a integração à Estação de Metrô Vicente de Carvalho, estações de trem de Madureira e Olaria e com a Transoeste (no Terminal Alvorada). Futuramente haverá ainda pontos de integração com a Transolímpica e a Transbrasil.