Tecnologia QR Code está presente nos aeroportos das 12 sedes da Copa

28/05/2014 - 17:53
O sistema de leitura de cartões de embarque por selos bidimensionais vem sendo implantado desde julho de 2011. Ao todo, 41 aeroportos nacionais contam com o serviço

A tecnologia do selo bidimensional (QR Code) para os procedimentos de leitura de cartões de embarque nos aeroportos da Infraero está presente nos aeroportos das 12 cidades-sede e, ao todo, em 41 terminais da empresa, cobrindo 65% da rede.

A tecnologia QR Code consiste na utilização de códigos de barras bidimensionais, que podem ser lidos por smartphones, para ler e acessar informações eletronicamente. A aplicação permite a leitura de cartões de embarque por meio de celulares, sem a necessidade de imprimir o bilhete. Além disso, a tecnologia auxilia a padronização dos códigos utilizados nos cartões de embarque, facilitando o controle do acesso às áreas de embarque e o monitoramento tarifário.

A implantação do sistema de leitura de cartões de embarque por selos bidimensionais nos terminais da Infraero está em curso desde julho de 2011. O Aeroporto Internacional de Confins/Tancredo Neves (MG) foi o primeiro a receber a tecnologia.

Além de Confins, os seguintes aeroportos da Infraero contam com os sistemas necessários para a leitura do QR Code: Congonhas (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Pampulha, Uberaba, Uberlândia e Montes Claros (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina (PR), Florianópolis, Joinville e Navegantes (SC), Salvador e Ilhéus (BA), Recife e Petrolina (PE), Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), Teresina (PI), João Pessoa e Campina Grande (PB), Goiânia (GO), Vitória (ES), Manaus (AM), Palmas (TO), Belém e Marabá (PA), Rio Branco (AC), São Luís e Imperatriz (MA), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Aracaju (SE), Maceió (AL), Macapá (AP), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR). Os aeroportos de Brasília (DF) e de Guarulhos (SP), concedidos à iniciativa privada, também contam com o serviço. 

A utilização do QR Code depende também das companhias aéreas instaladas em um aeroporto, que podem aproveitar os sistemas disponibilizados em um aeroporto ou não. Atualmente, quatro empresas aéreas brasileiras oferecem a leitura de cartões de embarque por QR Code: TAM, Gol, Azul e Avianca.

Fonte: Infraero

Notícias Relacionadas

Planejamento minucioso que foi feito para o Mundial deve servir de base para a gestão e operação dos aeroportos brasileiros, na opinião do ministro da Aviação Civil, Moreira Franco
+
Argentina, Chile e Uruguai são os países da região que enviaram mais visitantes ao país por avião
+
Foram registradas 5.185 demandas nos aeroportos e 75 nos estádios das 12 cidades-sede
+
Mais da metade dos viajantes do país (54,2%) optou por deslocamento aéreo durante a Copa
+