Seminário de Seleções reúne 32 técnicos da Copa em Florianópolis

18/02/2014 - 06:21
O evento entre 18 e 20 de fevereiro tratará de temas como segurança, transporte e hospedagem

Os treinadores das 32 equipes que disputarão a Copa do Mundo estão reunidos no Costão do Santinho, em Florianópolis, desta terça-feira (18.02) até quinta-feira (20.02), para o Seminário de Seleções da FIFA. A capital catarinense não será sede de partidas do torneio, mas entrou no mapa da Copa ao receber o evento que irá tratar de diferentes aspectos da competição, em uma série de sessões informativas, com temas técnicos, de segurança, médicos, de imprensa, emissão de ingressos e hospitalidade, transporte, hospedagem e marketing.

Haverá um encontro dos jornalistas com os técnicos das 32 equipes, na chamada "zona mista", no dia 19. Como ocorreu antes do último Mundial, em 2010 na África do Sul, a programação do seminário prevê um painel dedicado à segurança envolvendo as equipes. Também está prevista uma coletiva de imprensa, no dia 20, sobre as apresentações fechadas aos participantes das delegações.

Esta será a primeira oportunidade, após o sorteio da Copa do Mundo, que ocorreu em 6 de dezembro, na Costa do Sauipe (BA), em que os treinadores estarão reunidos. Após a definição dos grupos, as delegações percorreram o país para conhecer os locais de jogos e de treinos. No dia 31 de janeiro, o Comitê Organizador Local (COL) divulgou a lista dos 32 Centros de Treinamentos que hospedarão as equipes durante o Mundial.

Além do pentacampeão Luiz Felipe Scolari, que assim como o uruguaio Oscar Tabárez vai para o terceiro Mundial como treinador, nomes como Fábio Capello, italiano que comanda a Rússia, Vicente Del Bosque, que defenderá o título pela Espanha, e o argentino José Pekerman, técnico da Colômbia, já estiveram em Copas anteriores como técnicos e são esperados em Florianópolis.

Decisão sobre a Arena da Baixada

A terça-feira (18.02) reserva um anúncio importante. Em entrevista coletiva marcada para as 15h no Centro de Imprensa do Costão do Santinho, a FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) divulgarão a definição sobre a permanência ou não de Curitiba como sede da Copa. Estarão presentes o secretário geral da entidade máxima do futebol, Jérôme Valcke, o CEO do COL, Ricardo Trade, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, e representantes de Curitiba.

Na segunda (17.02), em visita ao Estádio Nacional Mané Garrincha, Valcke informou que uma avaliação técnica final do andamento das obras da Arena da Baixada será feita na terça, antes do anúncio da decisão. Quatro jogos estão programados para Curitiba no Mundial de 2014.

Em 5 de fevereiro, o presidente do Atlético-PR, Mario Celso Petraglia, afirmou que houve um acréscimo de quase 40% no número de operários, durante visita do ministro do Esporte ao Centro de Treinamento do Atlético-PR. A aceleração do trabalho foi necessária a partir de diagnóstico realizado pela FIFA, pelo COL e pelo governo em 21 de janeiro, quando o ritmo da obra foi considerado “preocupante”. A FIFA estabeleceu o dia 18 de fevereiro como prazo para que um avanço significativo seja verificado.

Carol Delmazo e Gabriel Fialho – Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Mais de dois mil itens, entre televisores, computadores e telefones celulares, serão entregues a 64 escolas das doze sedes, além de 26 organizações não-governamentais
+