Valcke virá ao Brasil em 20 de janeiro para visitar estádios de Manaus, Cuiabá e São Paulo

20/12/2013 - 17:19
Em coluna, secretário-geral da FIFA afirmou que nos três primeiros meses do próximo ano haverá, pelo menos, um evento-teste em cada nas arenas que faltam ser entregues para a Copa, à exceção do palco paulista

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, voltará ao Brasil no dia 20 de janeiro de 2014 para visitar as arenas de São Paulo, Cuiabá e Manaus, além de participar das reuniões que a FIFA faz no Rio de Janeiro junto ao governo federal e ao Comitê Organizador Local (COL). Em sua coluna, divulgada nesta sexta-feira (20.12), o dirigente afirmou que nos três primeiros meses do próximo ano haverá, pelo menos, um evento-teste em cada um dos estádios de Manaus, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre e Natal.

“Os trabalhos nos seis estádios que não receberam a Copa das Confederações da FIFA estão nas etapas finais – à exceção de São Paulo, pela triste razão que todos conhecemos – e todos os outros cinco terão sediado nos três primeiros meses de 2014 o primeiro de ao menos três eventos-teste. Além disso, as estruturas temporárias em todos os 12 estádios precisam se adequar aos padrões e tamanhos de uma Copa do Mundo da FIFA, para mencionar apenas duas das muitas tarefas ainda na pauta”.

Jérôme Valcke exaltou o crescimento da expectativa entre os 32 países que participarão da disputa. Após o sorteio final, realizado no dia 06 de dezembro, as delegações foram conhecer possíveis Centros de Treinamento e as sedes dos jogos. A confirmação onde as seleções estarão concentradas será divulgado em 31 de janeiro.

“O cronômetro está girando mais rápido do que nunca e o nível das expectativas está aumentando para todos nós. Essa expectativa pode ser claramente sentida no Brasil e nos países classificados. Após o sorteio, as seleções visitaram as diversas sedes onde jogarão e inspecionaram os locais que escolheram como concentração. Os comentários de um modo geral foram muito positivos”.

» Confira a íntegra da coluna

A alta procura pelos ingressos da Copa do Mundo também foi motivo de comemoração do secretário-geral da FIFA. “Torcedores de todo o mundo estão se esforçando ao máximo para vir até aqui e celebrar conosco, e estamos entusiasmados de ver a quantidade de brasileiros ansiosos por reservar seu lugar na história. Mais de 80% dos mais de 2,1 milhões de solicitações de ingressos recebidos até o momento na atual fase de vendas vieram de torcedores do país”.

O dirigente fez um balanço das ações deste ano e projetou 2014, quando será realizado o Mundial, entre os dias 12 de junho e 13 de julho. “Os preparativos para a Copa do Mundo da FIFA 2014 estão chegando a seu ponto máximo, e a movimentação do futebol está ocupando o centro das atenções. Após a Copa das Confederações da FIFA em junho passado, o Sorteio Final no dia 6 de dezembro de 2013 foi outro ensaio geral altamente exigente para o país-sede, o Brasil, na caminhada rumo ao Mundial. A semana que passamos na Costa do Sauipe (BA) no início de dezembro foi repleta de reuniões, seminários e coletivas de imprensa, e teve o primeiro encontro das comissões técnicas das 32 seleções e de outros ídolos do futebol. Sauipe é onde a história da 20ª Copa do Mundo da FIFA realmente começou. Foi um divisor de águas para o Planeta Futebol, já que a agenda do futebol se volta por completo ao Brasil enquanto os últimos retoques nos preparativos e operações para o torneio começam a ser dados”.

Fonte: FIFA.com

 

Notícias Relacionadas

Estádio de Natal é o nono dos utilizados durante a Copa a obter o selo
+
Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+