Secopa de Minas Gerais abre cursos de capacitação em empreendedorismo, tecnologia digital e idiomas

04/11/2011 - 14:40
Jovens com idade entre 14 e 24 anos podem se inscrever nos projetos que visam suprir demanda por mão-de-obra qualificada para a Copa do Mundo de 2014.

Estão abertas as inscrições para os cursos do Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital, processo que vai escolher estudantes para fazerem parte do projeto no próximo ano. Até 24 de fevereiro de 2012, jovens com idade entre 14 e 24 anos que atualmente estudam ou já se formaram em escolas públicas de Belo Horizonte e Região Metropolitana podem se inscrever no site www.plugminas.mg.gov.br e concorrer a uma das vagas. Para 2012, o Plug Minas está com 1,2 mil vagas abertas nos núcleos Empreendedorismo Juvenil, Laboratório de Culturas do Mundo, INOVE – Jogos Digitais e Valores de Minas.

Os cursos oferecidos são gratuitos e os jovens recebem alimentação, material didático, uniforme e transporte, quando necessário. Esses jovens poderão atuar em diversas áreas, além da recepção dos visitantes. As inscrições se estendem até 6 de janeiro de 2012.

Criado recentemente em parceria com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o Laboratório de Culturas do Mundo – LCM vai oferecer cursos de idiomas por meio de instrumentos e ambientes digitais e aulas presenciais. Sua atuação tem como principal objetivo suprir a demanda por mão-de-obra qualificada para atender a nova dinâmica do mercado de trabalho, surgida a partir da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e da Copa de 2014. O núcleo oferecerá 60 vagas para o curso de inglês e 180 vagas para espanhol. Os cursos têm duração de cinco semestres, com previsão de conclusão em junho de 2014.

“Já estamos vendo na prática o legado que a população de Minas terá com o a Copa. Mais que aprender outro idioma, com essa capacitação os jovens conhecerão outras culturas e costumes, que os farão entender melhor o turista que visitará Minas”, explica Sergio Barroso, secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo.

De acordo com Fernanda Fonseca, gerente de Turismo da Secopa, não se trata da formação para guias de turismo. “É uma formação em idiomas que possibilita que os jovens sejam absorvidos pelo mercado turístico, para a recepção dos visitantes, uma vez que estarão aptos a atender em outros idiomas e conhecerão sobre as culturas de outros países”, pontua.

Empreendedorismo

O Núcleo Empreendedorismo Juvenil – NEJ, desenvolvido em parceria com o Sebrae-MG e Escola Técnica de Formação Gerencial, vai oferecer 210 vagas, sendo 60 pela manhã e 150 pela tarde, e sua proposta é capacitar os jovens para enfrentarem os desafios de criar, desenvolver e manter uma empresa.

O núcleo oferece o Curso Técnico em Administração com ênfase em Gestão de Negócios, com duração de um ano. Dentre as atividades realizadas, destaque para o projeto Empresa Simulada, quando os estudantes colocam em prática as teorias aprendidas em sala de aula. Para se inscrever, o jovem tem que cursar o 3º ano do Ensino Médio em 2012 ou já tê-lo concluído em escola pública de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Já o Núcleo INOVE – Jogos Digitais tem como parceiros a PUC Minas e a Usiminas, e oferece aos jovens a oportunidade de adquirir conhecimento e habilidade em Jogos Digitais Bidimensionais, além de dar aos estudantes condições de atuar em áreas como Game Design, Programação e Arte 2D. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de janeiro de 2012. O curso tem duração de seis meses e vai disponibilizar 250 vagas para jovens com o 1º ano do Ensino Médio concluído até o final de 2011.

Por fim, o Núcleo Valores de Minas vai abrir vagas para 500 estudantes da rede pública de ensino que desejam se capacitar na área artística. Em parceria com o SERVAS, FIAT, Cemig e BMG, realiza aulas de teatro, dança, circo, artes visuais e música, além das disciplinas teóricas filosofia e linguagens. Ao final do curso, os estudantes participam de um grande espetáculo multidisciplinar que encerra as atividades do ano. As inscrições se estendem até o dia 24 de fevereiro de 2012 e, assim como as demais, devem ser feitas através do site www.plugminas.mg.gov.br.

Serviço

Processo Seletivo Plug Minas 2012
Inscrições: pelo site www.plugminas.mg.gov.br entre 1º de novembro de 2011 e 24 de fevereiro de 2012
Endereço: Rua Santo Agostinho, número 1441 – Bairro Horto
Contato: (31) 3484 1015 – Dep. Comunicação Plug Minas

Secopa - MG

Notícias Relacionadas

Derrota histórica diante da Alemanha desanimou o dia de festa na capital mineira
+
Bola rola a partir das 17h no Mineirão, em Belo Horizonte. Vencedor garante vaga para a decisão, no Maracanã, contra Argentina ou Holanda, que duelam na quarta
+
Dezesseis mil passageiros desembarcaram pela rodoviária somente no dia do jogo da Argentina contra o Irã
+
Cinquenta mil estrangeiros já conheceram o espaço que conta com mais de 400 estabelecimentos
+