Salvador: saiba como chegar à Arena Fonte Nova de metrô e bicicleta

16/06/2014 - 10:54
Para escapar do trânsito, torcedores podem optar pelo recém-inaugurado serviço de transporte ou chegar pedalando

Os torcedores que vão assistir às partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014 na Arena Fonte Nova têm o recém-inaugurado Metrô de Salvador como uma opção para chegar até o estádio. Em dias de jogos, o acesso é limitado a duas mil pessoas que devem ter o ingresso e também precisam estar cadastradas no site da Transalvador (www.copa.transalvador.salvador.ba.gov.br).

» Melhor jogador do mundo contra favoritos: Fonte Nova recebe Portugal e Alemanha

Só poderão se cadastrar grupos de no mínimo quatro torcedores, que deverão seguir até a estação Acesso Norte (Linha 1) em um único veículo do tipo van ou ônibus – limite de 50 veículos por jogo – e lá acessarão o metrô. Para cada jogo deverá ser feito um cadastro. Como o serviço ainda está em operação assistida, a Transalvador vai aceitar o cadastro de grupos até atingir o limite da capacidade por dia de jogo.

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA#Torcedor holandês aproveita a viagem pelo metrô para registrar a Arena Fonte Nova

Inicialmente, apenas ônibus fretados de agências de viagens teriam acesso ao metrô em dias de jogos, mas devido à demanda, a Secretaria Estadual da Copa na Bahia (Secopa-BA) informou que o acesso ao serviço foi liberado a demais grupos de torcedores, visando oferecer mais opções de deslocamento.

As regras valem apenas para esta segunda-feira (16.06) e nos dias 20 e 25 de junho, e 1º e 5 de julho. Nos demais dias, o metrô estará liberado a qualquer pessoa, com entrada gratuita. O horário de funcionamento até 14 de setembro é de segunda a sexta-feira, de 12h às 16h, também com limite diário de cerca de dois mil passageiros. O trecho em atividade vai do Acesso Norte Linha 1 até a Estação da Lapa, passando pelo Campo da Pólvora e Brotas. A estação Retiro também entrará em operação assistida até o fim de junho.

Aprovado

O funcionamento do metrô no primeiro dia de jogo na Arena Fonte Nova, na sexta-feira (13.06), foi aprovado por torcedores brasileiros e estrangeiros. “A expectativa era grande e, pelo engarrafamento que a gente enfrentaria, podemos pegar o metrô, chegar mais rápido e voltar quando terminar o jogo”, afirmou o enfermeiro Alisson Lopes.

Já o torcedor holandês Jan Cluster exaltou a possibilidade de contar com um transporte eficiente para chegar ao local de uma partida da Copa do Mundo. “É muito mais rápido e seguro e, mais ainda, por estar novo em folha”, comentou.

Foto: Agecom Salvador/Divulgação#Vá de bike

O Plano de Mobilidade da Copa em Salvador também prevê outra alternativa de transporte inédita entre as cidades-sede, que além de ser prática é sustentável: o Bike Parking Salvador. O bicicletário gratuito conta com 600 vagas e funciona das 9h até às 20h30 nos dias em que há jogos do Mundial na Arena Fonte Nova.

O Bike Parking está instalado no estacionamento em frente ao Fórum Ruy Barbosa e pode ser utilizado pelas pessoas que possuem sua própria bicicleta e também pelos usuários das laranjinhas do sistema público de bicicletas compartilhadas. Ao deixar a bicicleta no local, o usuário receberá um ticket para que possa retirá-la até as 20h30.

Para utilizar as bicicletas do serviço é preciso se cadastrar no site www.bikesalvador.com e efetuar o pagamento de cadastro anual no valor de R$10 por meio de qualquer cartão de crédito. Em caso de dúvidas, o número da central de atendimento do programa é o (71) 4003-9892, que está disponível das 6h às 22h.

Mellyna Reis, do Portal da Copa em Salvador (BA)

Notícias Relacionadas

Estudo revela que a ocupação hoteleira na cidade bateu recordes, chegando a 72,26% no período do Mundial
+
Tour 100% apresenta os bastidores do equipamento multiuso aos visitantes
+
Produto deve ser remodelado e seguir atendendo a turistas e baianos
+
Portões da estrutura abrem às 13h no sábado (12.07) e no domingo (13.07)
+