Rio de Janeiro e a Copa: Maracanã receberá três campeões mundiais na primeira fase

06/12/2013 - 17:34
Mesmo se não chegarem à final, Argentina, Espanha e França sentirão o gostinho de disputar uma partida no mais famoso estádio do mundo. Bósnia, Chile, Bélgica, Rússia e Equador também jogarão lá

O Rio de Janeiro vai receber o jogo mais importante da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014: a grande final, no dia 13 de julho de 2014. Assim como na Copa das Confederações de 2013, todos os olhos estarão voltados para o Maracanã, onde será definido o campeão do torneio. Mas a Cidade Maravilhosa também será a sede de outras seis partidas.

O primeiro jogo no Rio será no dia 15 de junho, domingo, às 19h. O confronto vai opor o cabeça de chave do Grupo F, a fortíssima Argentina de Lionel Messi, e a seleção da Bósnia-Herzegovina, única estreante do Mundial.

Outro cabeça de chave, mas do Grupo B, a Espanha (atual campeã mundial) entra no campo do Maracanã no dia 18 de junho, quarta-feira, a partir das 16h. O adversário será o Chile.

Também pela fase de grupos, o cabeça de chave do Grupo H, a Bélgica, viaja até o Rio de Janeiro para enfrentar a Rússia no dia 22 de junho, domingo, às 13h. Três dias depois, na quarta-feira 25 de junho, dois times do Grupo E medirão forças. A França, campeã em 1998, e o Equador se enfrentam a partir das 17h.

Satisfeito por receber a Espanha no Rio de Janeiro, o secretário estadual da Casa CIvil também projeta bom desempenho da Seleção Brasileira, que só jogará no Maracanã na Copa se chegar à final do torneio."(Os jogos da primeira fase) são grandes jogos e estamos muito felizes, muito satisfeitos.Eu acho que temos tudo para jogar no Maracanã, com o Brasil nessa final e a gente tem certeza que teremos um grande resultado nessa Copa".

» Patrimônio cultural do Rio de Janeiro: 231 bens tombados

» Gastronomia: os quitutes do Sudeste

» Tesouros brasileiros: os museus do Rio de Janeiro

O Maracanã também vai receber uma partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo. No dia 28 de junho, sábado, o primeiro lugar do Grupo C enfrenta o segundo colocado do Grupo D. O jogo está marcado para 17h. Pelas quartas de final, a partida agendada para o Rio de Janeiro será no dia 4 de julho, sexta-feira, às 13h. Os adversários serão o vencedor do jogo 53 e o vencedor do jogo 54.

O campeão da Copa do Mundo de 2014 será conhecido no dia 13 de julho, um domingo, quando os dois finalistas do torneio vão se enfrentar no gramado do principal estádio carioca a partir das 16 horas. O Maracanã será o segundo estádio do o mundo a receber duas finais de Copa. O primeiro foi o Azteca, na Cidade do México, em 1970 e 1986. O Maracanã também recebeu a decisão da Copa de 1950.

Da estrutura antiga do estádio ficou apenas a fachada, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Com área construída de 124 mil m² (antes eram 112 mil m²), as reformas do Maracanã tiveram como prioridade garantir conforto e segurança para até 78.838 espectadores. 

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+