Com 24 jogos, a rodada desta sexta-feira (11.10) das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 pode garantir a classificação direta de mais quatro seleções do continente. Itália e Holanda foram as primeiras a carimbar o passaporte nos grupos B e D, respectivamente. Na penúltima rodada da competição, Bélgica, Alemanha, Suíça e Rússia podem fazer companhia a italianos e holandeses entre os classificados para o Mundial.
Os belgas precisam de um empate fora de casa, diante da Croácia, para confirmar a primeira posição no Grupo A com uma rodada de antecedência. A Alemanha precisa vencer a Irlanda, em Colônia, para levar a vaga. Mesmo se perderem ou empatarem, os alemães garantem a classificação se a Suécia não derrotar a Áustria pelo Grupo C.
A Suíça só precisa vencer, fora de casa, a Albânia. Em caso de derrota, terão de torcer para a Islândia não ganhar de Chipre e para a Noruega não vencer a Eslovênia. Por fim, a Rússia pode se classificar se derrotar Luxemburgo fora de casa e Portugal, que está na segunda colocação do Grupo F, perder de Israel.
Nos outros grupos, a briga é para chegar à última rodada com mais chances de classificação. A Bósnia-Herzegovina e a Grécia fazem um duelo ponto a ponto pela liderança do Grupo G e a consequente vaga no Mundial. Cada uma das seleções soma 19 pontos. Nesta sexta, a Bósnia recebe Liechtenstein e a Grécia joga em casa diante da Eslováquia. Na próxima terça, as duas seleções voltam a campo pela última rodada. A Bósnia visita a Lituânia e a Grécia recebe Liechtenstein.
Pelo Grupo H, a Inglaterra faz um jogo decisivo contra Montenegro. Os ingleses, com 16 pontos, lideram a chave, mas são seguidos de perto por Ucrânia e Montenegro, cada um com 15. Um pouco mais atrás vem a Polônia, que soma 13 pontos. Além de Inglaterra e Montenegro, em Londres, a Ucrânia recebe a Polônia nesta sexta para definir quem segue na briga pela vaga na Copa.
O Grupo I terá apenas uma partida nesta sexta. E o jogo dará chance à Espanha de se isolar na liderança da chave. Os espanhóis, que têm 14 pontos, a mesma pontuação dos franceses, recebem a Bielorrússia. Se vencerem, chegam à última rodada precisando de apenas um empate em casa com a Geórgia para garantir a classificação.
Sistema de disputa
As 53 seleções europeias foram divididas em nove grupos, sendo que em oito deles há seis equipes e em outro, cinco. Após jogos de ida e volta dentro das chaves, o primeiro colocado de cada grupo garante vaga direta para a Copa. Os oito melhores segundos colocados disputam as quatro vagas restantes no sistema de mata-mata.
» Jogos desta sexta-feira (11.10):
Grupo A
Croácia x Bélgica
País de Gales x Macedônia
Grupo B
Armênia x Bulgária
Malta x República Tcheca
Dinamarca x Itália
Grupo C
Ilhas Faroe x Cazaquistão
Suécia x Áustria
Alemanha x Irlanda
Grupo D
Andorra x Romênia
Estônia x Turquia
Holanda x Hungria
Grupo E
Albânia x Suíça
Eslovênia x Noruega
Islândia x Chipre
Grupo F
Azerbaijão x Irlanda do Norte
Luxemburgo x Rússia
Portugal x Israel
Grupo G
Grécia x Liechtenstein
Lituânia x Bósnia e Herzegovina
Letônia x Eslováquia
Grupo H
Moldávia x San Marino
Ucrânia x Polônia
Inglaterra x Montenegro
Grupo I
Espanha x Bielorrússia
» Classificação:
Grupo A
1. Bélgica, 22 pontos
2. Croácia, 17
3. Sérvia, 11
4. Escócia, 8
5. Macedônia, 7
6. País de Gales, 6
Grupo B
1. Itália, 20 pontos
2. Bulgária, 13
3. Dinamarca, 12
4. República Tcheca, 9
5. Armênia, 9
6. Malta, 3
Grupo C
1. Alemanha, 22 pontos
2. Suécia, 17
3. Áustria, 14
4. República da Irlanda, 11
5. Cazaquistão, 4
6. Ilhas Faroe, 0
Grupo D
1. Holanda, 22 pontos
2. Hungria, 14
3. Turquia, 13
4. Romênia, 13
5. Estônia, 7
6. Andorra, 0
Grupo E
1. Suíça, 18 pontos
2. Islândia, 13
3. Eslovênia, 12
4. Noruega, 11
5. Albânia, 10
6. Chipre, 4
Grupo F
1. Rússia, 18 pontos
2. Portugal, 17
3. Israel, 12
4. Irlanda do Norte, 6
5. Luxemburgo, 6
6. Azerbaijão, 5
Grupo G
1. Bósnia-Herzegovina,19
2. Grécia, 19
3. Eslováquia,12
4. Lituânia, 8
5. Letônia, 7
6. Liechtenstein, 2
Grupo H
1. Inglaterra, 16 pontos
2. Ucrânia, 15
3. Montenegro, 15
4. Polônia, 13
5. Moldávia, 5
6. San Marino, 0
Grupo I
1. Espanha, 14 pontos
2. França, 14
3. Finlândia, 9
4. Geórgia, 5
5. Bielorrússia, 4
