Projetos aprovados no Plano de Promoção do Brasil para a Copa recebem chancela do Ministério do Esporte

27/09/2012 - 13:16
De 199 ideias apresentadas, 96 foram selecionadas. A diversidade e a riqueza das propostas foram destacadas por Aldo Rebelo

Glauber  Queiroz/ ME#Carlinhos Brown, entre Luis Fernandes e Aldo Rebelo, com a caxirola, instrumento criado pelo músico para a torcida brasileira. Projeto recebeu a chancela do Governo Federal.

Instrumento musical para a torcida brasileira, cinema sobre futebol, exposição interativa de fotos, travessia do Atlântico chegando ao Brasil nas vésperas do Mundial. Esses são só alguns exemplos entre os 96 projetos selecionados na chamada pública do Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo da FIFA 2014. O Ministério do Esporte entregou nesta quinta-feira (27.09) os diplomas de chancela aos aprovados. O ministro Aldo Rebelo e o secretário executivo Luis Fernandes parabenizaram cada um dos autores e destacaram a diversidade cultural do país traduzida nas propostas.

“Esse esforço de promoção e de valorização da Copa ajuda a manter a unidade do país e, ao mesmo tempo, valorizar a variedade imensa que temos. Essa iniciativa torna a Copa ainda mais rica, com a expressão geral do nosso povo. Sei que o Brasil vai receber o mundo não apenas com um Mundial organizado, mas também alegre, inventivo e criativo”, disse o ministro.

» Da caxirola à travessia do Atlântico: conheça alguns projetos aprovados no Plano de Promoção

» Galeria de imagens: fotos da cerimônia de entrega dos projetos selecionados na chamada pública do Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo da FIFA 2014 (Flickr do Ministério do Esporte)

Rebelo acrescentou que há projetos ligados ao esporte, meio ambiente, música, culinária, história, folclore, cinema, entre outros. Eles foram selecionados por uma comissão com representantes dos ministérios do Esporte, Cultura, Turismo, Relações Exteriores e por especialistas da área universitária. A chancela é um apoio institucional do governo, sem destinação de recursos. A seleção levou em conta atributos da cultura nacional presentes no projeto, a capacidade de promover a integração interna, o impacto sobre a promoção do país no exterior e a capacidade de captar apoio financeiro para a realização das propostas.

“Os projetos selecionados expressam a variedade e a riqueza cultural da sociedade brasileira. É um esforço nacional com múltiplas parcerias para explorar ao máximo as oportunidades que a Copa oferece para consolidar a imagem do Brasil num outro patamar no cenário mundial”, disse o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes.

O Plano de Promoção tem o objetivo de alinhar as ações promocionais e garantir uma mensagem única que evite a dispersão da imagem do país no megaevento esportivo. Os projetos que ganharam a chancela poderão integrar ações de promoção durante a realização do Mundial de 2014.

Carol Delmazo - Portal da Copa
 

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+