Bolsas em couro de peixe, roupas com renda renascença, acessórios em cores vivas e matérias-primas dos biomas brasileiros, todas elas peças que preservam a cultura regional e os saberes tradicionais. Esse é o perfil da coleção Copa do Mundo, do projeto “Talentos do Brasil”, que será lançada no próximo dia 4 de junho, durante as feiras “Bio Brazil Fair” e “Natural Tech”, no Pavilhão do Ibirapuera, em São Paulo.
As 130 peças da coleção foram inspiradas no megaevento e nos elementos que simbolizam o esporte – uniformes, bola, rede, cores da torcida e das bandeiras, formas de enfeitar as ruas e comemorações. As peças representam a cultura brasileira e foram confeccionadas por agricultoras familiares, dentro do conceito de moda sustentável.
» Confira o catálogo completo da coleção
Da criação à produção, foram seis meses de trabalho, em que as artesãs participaram de oficinas de design, que compõem diversas etapas, desde a elaboração de produtos até a formação de preços.
“O artesanato não costuma ser a principal atividade das famílias agricultoras, mas essa atividade representa um componente econômico importante de geração de renda no campo”, observa o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor (Degrav), Onaur Ruano, da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA).
“O Talentos do Brasil conseguiu profissionalizar mulheres agricultoras, que hoje possuem qualificação para produzir peças que atendem às exigências do mercado – nacional e internacional”, completa.
De acordo com a diretora técnica do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) Tocantins, Mila Jaber, a exposição da coleção é uma nova oportunidade do mercado conhecer as habilidades dos artesãos tocantinenses e a riqueza do coco babaçu.
“Isso, além de contribuir para o desenvolvimento dos pequenos negócios, possibilita a prospecção de novos negócios e parcerias efetivas tanto em âmbito nacional quanto estadual para fortalecer o artesanato”, destaca Jaber.
Projeto
O projeto “Talentos do Brasil” une agricultoras-artesãs de nove estados brasileiros, estruturadas em 13 grupos produtivos, com mais de duas mil artesãs, em sua maioria mulheres, organizadas e qualificadas em comunidades rurais.
Criado em 2005, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar, em parceria com o Sebrae e a Agência de Cooperação Alemã, GTZ, é um instrumento de geração de trabalho e renda para artesãs da agricultura familiar por meio do fortalecimento do processo de gestão, promoção e comercialização dos grupos artesanais.
Os grupos produtivos recebem consultoria especializada em promoção comercial que visa atender o mercado atacadista, lojista e o consumidor direto. No total, os grupos possuem um portfólio de 1.500 produtos, entre roupas, acessórios e peças para a casa.
» Serviço
Lançamento da Coleção Copa do Mundo - do Projeto Talentos do Brasil
Data: 4 de junho
Local: no Pavilhão do Ibirapuera, em São Paulo
Horário: 16h.

