Programação do aniversário de Brasília inclui entrega da arena às 10h

10/04/2013 - 17:46
Cerimônia oficial no Estádio Nacional Mané Garrincha será no dia 21 de abril e deve ter a presença da presidenta Dilma Rousseff. Plantio do gramado está previsto para o dia 18 deste mês

Francisco Medeiros/ ME#O Governo do Distrito Federal divulgou nesta quarta-feira (10.04) a programação do aniversário de 53 anos de Brasília, celebrado no dia 21 de abril, e que terá como destaque a entrega do Estádio Nacional Mané Garricha. O evento está agendado para ocorrer entre 10h e 12h, com a possível presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Durante coletiva de imprensa, no palácio do Buriti, sede do governo local, o Secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Cláudio Monteiro, explicou o formato da cerimônia.

“O evento seguirá a formalidade nos moldes das demais arenas que foram entregues, porque a inauguração de fato se dará num grande evento que é a abertura da Copa das Confederações. Até lá, o estádio é uma preparação para esse que será ‘o evento’. Então nós vamos ter a entrega formal, esperamos que com a presença da presidenta da República. Não vamos ter show. O grande show começa no dia 18 de maio com a final do Campeonato Candango”.

A decisão do campeonato do Distrito Federal será o primeiro teste do novo estádio e terá 20% da ocupação da arena, que contará com 71 mil assentos. O Brasília venceu o primeiro turno da competição e está garantido na final. O segundo jogo no Estádio Nacional será entre Santos x Flamengo, válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 25 de maio. A partida servirá também para a FIFA, o Comitê Organizador Local (COL) e os governos federal e distrital testarem a operação da arena para a Copa das Confederações. A abertura do torneio será em Brasília, no dia 15 de junho, com o confronto entre Brasil e Japão.

Francisco Medeiros/ ME#Governador do DF destaca aspecto multiuso da arenaO secretário Monteiro acrescentou, ainda, que haverá um cinema na área interna do Estádio Nacional Mané Garrincha, que será montado após o megaevento.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ressaltou o aspecto multiuso da arena. Para ele, o local será um novo ponto de encontro da cidade. “Vamos fechar a programação do aniversário de Brasília com chave de ouro, com a entrega de uma arena multiuso, que será um grande palco da cultura e do esporte da nossa cidade”.

Obras
O estádio receberá a abertura da Copa das Confederações e de sete jogos da Copa do Mundo. As obras estão 95% concluídas, segundo o governo do Distrito Federal. Em 18 de abril, está prevista a instalação do gramado, que só será utilizado nos eventos-testes.

“Quando iniciarem os eventos-teste, um ciclo de maturação de 20 dias do gramado terá terminado. Estará pronto um verdadeiro tapete de 18 metros de comprimento por 1,2 metro de largura”, explicou o secretário Monteiro.

Após a abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho, a arena multiuso receberá seu primeiro espetáculo cultural: o show "Renato Russo Sinfônico" está marcado para o dia 29 de junho, com projeções holográficas do cantor, falecido em 11 de outubro de 1996. A apresentação será única em todo o Brasil.

Programação
A programação do aniversário da capital do país será voltada para a juventude. A cidade recebeu o título de “Capital Ibero-Americana da Juventude”, dada pela Organização Ibero-Americana de Juventude e pela Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, válido por um ano. O secretário de Governo, Gustavo Ponce de Leon, destacou a importância do novo equipamento para essa parcela da população.

“Esse ano estamos dedicando o aniversário à juventude do Distrito Federal, há essa motivação de Brasília ter sido agraciada com a distinção. E essa programação, que envolve todo o governo vai ser coroada com a entrega à cidade desse grande investimento que é o Estádio Nacional, um presente para a cidade, para o nosso desenvolvimento, para que essa juventude tenha mais um espaço qualificado não só para o esporte, mas para a cultura, porque o equipamento é mais que só futebol.”

Gabriel Fialho - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Estrangeiros e brasileiros de outras partes do país visitam marcos arquitetônicos da capital federal
+
Profissionais federais e distritais trabalharão juntos em evento que terá 19 chefes de Estado
+