Com uma cobertura em formato de folhas e a fachada remodelada nas cores do Sport Club Internacional, o Beira-Rio, em Porto Alegre, está modernizado e pronto para os testes de preparação para a Copa do Mundo de 2014. A presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitaram o estádio nesta manhã para conferir de perto os detalhes do novo “Gigante da Beira-Rio”, que recebeu o primeiro jogo após a reforma no dia 15 de fevereiro. Também integraram a comitiva o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, e Ronaldo Fenômeno, integrante do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local da Copa (COL).
A bola rolou pela primeira vez no novo estádio em partida válida pelo Campeonato Estadual do Rio Grande do Sul: com a capacidade da arena limitada a 10 mil torcedores, o Internacional retornou à sua casa em grande estilo ao vencer o Caxias por 4 x 0. O lateral-esquerdo Fabrício marcou o primeiro gol da nova arena, aos 21 minutos do primeiro tempo. A partida também serviu como evento teste para a Copa do Mundo.
O objetivo do clube é colocar em ação aos poucos as funcionalidades do estádio até chegar à capacidade máxima, que é de 50 mil pessoas. Alguns trabalhos de acabamento ainda serão feitos em setores do estádio e o entorno da arena também passa por obras para facilitar o acesso dos torcedores. A reinauguração oficial do estádio será no início de abril. No dia 26 de fevereiro, o Internacional receberá no Beira-Rio a equipe do Brasil de Pelotas, em partida também válida pelo Campeonato Estadual.
Leia mais sobre o Beira-Rio
» 50 mil assentos com mais conforto e segurança aos torcedores
» Gramado mais resistente e iluminação renovada
» Obras e operação baseadas em conceitos de sustentabilidade
» Shopping no térreo, conforto nos camarotes e nas áreas de convivência
» Colorados se emocionam no retorno do Beira-Rio
Saiba mais sobre Porto Alegre
» Uma cidade multicultural por natureza
» Os destaques gastronômicos do Sul do País
» Tesouros brasileiros: os museus de Porto Alegre
» Conheça a capital gaúcha num passeio a pé

O estádio
Localizado em lugar privilegiado – às margens do Guaíba e circundado por duas grandes vias de acesso –, o palco gaúcho de cinco jogos do Mundial passou por uma reforma que durou 24 meses e teve investimento de R$ 330 milhões, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de R$ 275,1 milhões.
O projeto manteve a estrutura principal do estádio, com a modernização das arquibancadas e instalações para o público em geral, incluindo áreas vips, substituição dos sistemas elétricos e hidráulicos, complementação dos sistemas de informação, substituição do gramado, além de cobertura com estrutura metálica e membrana e um edifício garagem. “O mais importante é que, mesmo com toda essa modernização em busca um padrão internacional, esse estádio tem alma, porque foi construído sobre os pilares do antigo Beira-Rio”, afirmou o vice-presidente do Internacional, Marcelo Medeiros, após o primeiro jogo realizado no novo estádio.
A estrutura das rampas de acesso à arquibancada superior foi mantida em concreto aparente no intuito de valorizar a composição existente dos pilares e vigas inclinadas. Destaque e distinção maiores foram dados ao acesso da zona mista, onde o trecho de fachada será revestido com uma pele de vidro.
Assista a um vídeo com a evolução das obras de modernização do Beira-Rio
Experiência diferenciada
O novo Beira-Rio promete uma nova experiência para os torcedores. A cobertura é formada por 65 módulos em formato de folha e cobre todos os lugares do estádio, inclusive as rampas e acessos aos portões. Os assentos, retráteis e com rebatimento automático, estão dispostos de maneira a garantir mais espaço para a circulação dos torcedores.
A torcida passa a ficar mais perto do gramado: a distância mínima da arquibancada até a marca de escanteio é de 9,7 metros. A arquibancada avançou 15 metros. Os torcedores contam com 17 acessos, sendo dois construídos especialmente para cadeirantes. Com isso, mesmo que esteja lotado, o Beira-Rio pode ser completamente evacuado em oito minutos.
Ao todo, o novo Beira-Rio tem 81 banheiros, sendo 31 femininos, 31 masculinos, oito infantis, quatro destinados a pessoas com necessidades especiais. Além disso, há dois banheiros integrados com vestiários e para atendimento às lojas, quatro para a imprensa e um para as cabines de controle.
O “teto” reduz as ilhas de calor e minimiza o impacto no microclima e no ambiente urbano. Nos módulos principais (folhas), a membrana é opaca. No entre-folhas, é translúcida, o que permite a iluminação interna do estádio. Além disso, a cobertura é "autolimpante", usa o mínimo de água possível e reduz a absorção do calor. Há também um efeito estético secundário de demarcação da estrutura das folhas e realce da concepção arquitetônica.
Conheça os detalhes: uma visita ao Beira-Rio com o meia Alex
Mais conforto
Para garantir o espetáculo, o projeto do novo Beira-Rio também se preocupou com o conforto dos jogadores, comissões técnicas e árbitros. O campo atende a padrões internacionais de qualidade, com grama natural do tipo Bermuda Tifgrand, que possui maior resistência às baixas temperaturas e ao pisoteio. Os sistemas de irrigação e drenagem foram modernizados.
O nível de iluminação do estádio terá características próximas às da luz do dia. Os novos vestiários, mais amplos e bem estruturados, são iguais para o time mandante e o visitante e também há vestiários exclusivos para árbitros.

O Beira-Rio na Copa
Na Copa, o Beira-Rio vai receber jogos de tradicionais forças do futebol mundial. O primeiro jogo será em 15 de junho (domingo), às 16h, entre França x Honduras, pelo Grupo E. Três dias depois, na quarta-feira 18 de junho, a partir das 13h, o confronto será do Grupo B, colocando frente a frente a Holanda, atual vice-campeã mundial, e a Austrália.
A terceira partida em Porto Alegre, entre Argélia e Coreia do Sul, é válida pelo Grupo H e está agendada para 22 de junho (domingo), às 16h. Em 25 de junho, a Argentina de Lionel Messi, cabeça de chave do Grupo F, encerra a participação na fase de grupos no jogo contra a Nigéria.
Além disso, Porto Alegre vai sediar um confronto nas oitavas de final, quando estarão em campo o primeiro colocado do Grupo G, composto por Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos, e o segundo do Grupo H, integrado por Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul. O duelo será no dia 30 de junho, a partir das 17h.


























