Planos operacionais: Brasília terá estrutura reforçada de apoio ao turista durante a Copa

01/04/2014 - 18:13
Capital contará com oito Centros de Atendimento ao Turista com recepcionistas bilíngues. Planejamento para a recepção dos visitantes foi apresentado nesta terça

Os turistas que visitarem Brasília para assistir aos sete jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014 contarão com uma estrutura de apoio reforçada. Os detalhes foram apresentados na reunião de planos operacionais para o Mundial realizada nesta terça-feira (01.04) no Estádio Nacional Mané Garrincha. A capital federal terá oito Centros de Atendimento ao Turista (CATs): um em cada setor hoteleiro (Norte e Sul), no aeroporto, na rodoviária, na Casa de Chá (na Praça dos Três Poderes) e na Torre de TV – com previsão de inauguração em maio –, além de dois CATs móveis. Nesses centros trabalharão 36 recepcionistas bilíngues.

Também já foram contratados guias turísticos com fluência em inglês, espanhol, italiano,francês, japonês ou alemão. Além disso, 50 estudantes de Turismo que tenham domínio de inglês ou espanhol apoiarão os visitantes em dez postos colocados nos principais pontos turísticos de Brasília, por meio do programa Embaixadores do Turismo do DF. A sinalização turística da cidade tem previsão de conclusão para 31 de maio.

Participaram da reunião de planos operacionais em Brasília representantes de diversas áreas do governo federal, do governo do Distrito Federal e do Comitê Organizador Local (COL).

» Rodada de reuniões operacionais para a Copa do Mundo começou por Brasília nesta terça

Leitos

De acordo com as autoridades de turismo do Distrito Federal, Brasília terá mais de 27 mil leitos em hotéis e pousadas, contando com as unidades que serão inauguradas até o Mundial. Esse número não inclui as opções de hospedagem alternativa – como o programa Cama e Café Brasília – que podem agregar cerca de 300 estabelecimentos, com mais 2700 leitos. Na reunião, foi reforçado que está sendo realizado o monitoramento dos preços dos hotéis e casos de prática abusiva de preços serão encaminhados aos órgãos de defesa do consumidor.

Fan Fest

No que diz respeito à área de cultura, um dos temas principais foi a exibição pública dos jogos. A FIFA Fan Fest será realizada no Taguaparque, em Taguatinga, a 30 quilômetros do centro de Brasília, mas deve haver mais exibições públicas de menor porte em outras partes do Distrito Federal. A definição dos locais será realizada em maio. Para o deslocamento até a Fan Fest, o plano prevê a chegada dos torcedores por transporte público: além da opção do metrô, as linhas de ônibus que passam perto do Taguaparque serão amplamente divulgadas, segundo os responsáveis pela área de moblidade.

Em relação à segurança, o jogo entre Goiás e Botafogo, evento-teste oficial da arena de Brasília, marcado para 18 de maio, será também um grande teste do esquema de segurança. O Centro Integrado de Comando e Controle, que deve ser inaugurado em abril, também estará operacional na segunda quinzena de maio, de acordo com os responsáveis pela área.

Outras sedes

Depois de Brasília, os encontros para a discussão dos planos operacionais serão realizados em Belo Horizonte (02.04), Rio de Janeiro (03.04), Fortaleza (08.04), Recife (09.04) e Salvador (10.04). A primeira rodada de reuniões de 2014 começou em Natal (30.01) e seguiu em São Paulo (04.02), Curitiba (05.02), Porto Alegre (06.02), Cuiabá (11.02) e Manaus (12.02). Uma nova rodada de encontros nas capitais que não sediaram a Copa das Confederações será realizada em abril e maio.

Carol Delmazo – Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Visitantes gastaram US$ 6,9 bilhões no país. O resultado teve forte influência da Copa do Mundo
+
No confronto entre Brasil x Colômbia, pelas quartas de final, a lotação hoteleira de Fortaleza alcançou 97%
+
Ações do Mundial foram apresentadas a gestores públicos em encontro no Palácio do Planalto. Pronatec Turismo registrou mais de 166 mil matriculados até o início do torneio
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+