Pedestres terão rota especial para a Fonte Nova em Salvador

20/05/2014 - 16:57
Centro Antigo da capital baiana é atrativo para turistas e baianos durante a Copa
O Centro Antigo de Salvador terá novidades para os pedestres que passarem pelo local para chegar à Arena Fonte Nova nos dias de jogos da Copa do Mundo. A 'Fan Walk', rota especial destinada a baianos e turistas, liga os dois pontos e oferece, durante o trajeto de um quilômetro, um pouco da história da cidade.
 
“Os torcedores vão circular por pontos de destaque da nossa história, como o Porto, o Mercado Modelo, a Praça da Sé e o Pelourinho”, explica Grace Gomes, coordenadora do Grupo de Mobilidade da Copa e assessora de Mobilidade da Sedur. O percurso tem início no Terminal de Passageiros, no Comércio, segue pelo Terreiro de Jesus, Cruzeiro do São Francisco, desce pela Ladeira do Pax, sobe a Ladeira do Prata, passa pela Santa Clara do Desterro e vai até a Ladeira da Fonte Nova . Os pontos serão sinalizados para facilitar a circulação dos pedestres dos pontos do Centro Antigo ao estádio.
 
Além de locais marcantes na história e no turismo, o período da Copa coincide com duas festas tradicionais baianas - o São João e o 2 de Julho. “São dois eventos que, pela grandeza, vão oferecer oportunidade aos visitantes de conhecerem melhor a cultura baiana”, disse Grace Gomes.

Melhorias 

O acesso à Fonte Nova está recebendo obras de requalificação urbana, que fazem parte do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador. As medidas incluem revitalização do sistema viário, recuperação de calçadas e casarões, nova iluminação pública e cênica, manutenção e limpeza de monumentos, vias e igrejas. Paralelamente, estão sendo implantado dispositivos que garantem a acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos 11 bairros que integram o Centro Antigo.
 
O plano prevê também a recuperação dos imóveis que se encontram em ruínas, desocupados ou subutilizados na região. Além disso, serão entregues 104 unidades habitacionais, na área do Centro Histórico, direcionadas aos servidores públicos e antigos moradores em situação de vulnerabilidade social. 

Mellyna Reis, do Portal da Copa em Salvador (BA)

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+