Pantanal sustentável

04/08/2011 - 21:04
A nova arena ganhou o prêmio America´s Property Awards na categoria empreendimentos públicos, pelo comprometimento com a sustentabilidade e com a requalificação urbana da cidade. O estádio de Cuiabá para a Copa de 2014 é o terceiro descrito na série do portal com as 12 cidades-sede.

 

Principal casa do futebol de Cuiabá, o Estádio José Fragelli, o Verdão, dará lugar à Arena Pantanal. Com as reformas, a previsão é de que a capacidade passe de 40 mil lugares para 42,5 mil. Mas, para se adequar à realidade do futebol local, a quantidade máxima de pessoas ainda pode ser diminuída em 30%. Assim, ficaria próxima dos 30 mil.A nova arena ganhou o prêmio America´s Property Awards na categoria empreendimentos públicos, pelo comprometimento com a sustentabilidade, com a responsabilidade sócio-ambiental e com a requalificação urbana da cidade. Entre as qualidades antenadas com a natureza estão o uso da energia solar para atividades internas e o armazenamento da água da chuva.

Essa água será reutilizada para a irrigação do gramado e limpeza de banheiros. Para o melhor aproveitamento da nova área, o projeto ainda promete ser mais maleável, com a readequação de espaços para receber atividades variadas após o fim da Copa do Mundo.

Uma das possibilidades é a transformação das salas de reunião sob as arquibancadas em uma área adequada à realização de eventos. Assim o espaço será adequado para centro de convenções, palco para shows, feiras, entre outros. A arena contará com restaurantes, hotéis, estacionamentos, pista para caminhada, lagos e bosque, mostrando a diversidade da natureza local.

Pastoril

Inaugurado oficialmente em 1976, o “Verdão” teve um evento prévio que envolveu um dos grandes clubes cariocas. Em 12 de março de 1975, o Fluminense e a Seleção de Cuiabá se enfrentaram para comemorar o término parcial das obras. Pouco mais de um ano depois, em 8 de abril, numa partida preliminar, o Mixto bateu o Dom Bosco por 2 x 0.Assim, Pastoril, do time alvinegro, se consagrou como o primeiro a marcar no novo estádio. Em seguida, o Flamengo enfrentou uma seleção de jogadores do estado.Mesmo os dois maiores times de Cuiabá sendo o Mixto e Operário, com 24 e 14 títulos, respectivamente, o jogo com maior público no José Fragelli foi entre Mixto e o clube mais antigo do estado, que hoje está licenciado: o Dom Bosco. Em 10 de fevereiro de 1980, 49.324 assistiram ao jogo entre as duas equipes.  O confronto é considerado o “Clássico Vovô”, por envolver as duas equipes mais antigas do estado.

Raio-x
Inauguração: 8 de abril de 1976
Capacidade atual: 40 mil
Partida inaugural: Mixto 2 x 0 Dom Bosco
Primeiro gol: Pastoril (Mixto)
Maior público: 49.324 – 10/02/1980 - Mixto x Dom Bosco

OUTRAS REPORTAGENS:

Notícias Relacionadas

Sede de quatro jogos, capital de Mato Grosso teve impactos positivos no turismo, em serviços, em melhorias no aeroporto e na visibilidade internacional
+
Torcedores levaram bandeiras e faixas com mensagens de gratidão no jogo de despedida da Arena Pantanal do Mundial
+
Seleção sul-americana ficou em primeiro lugar no Grupo C e enfrenta o Uruguai nas oitavas de final
+
Colombianos já estão classificados para as oitavas. Japoneses ainda têm chances. Jogo deve ter recorde de público
+