Novo Castelão: rodada dupla vai marcar a inauguração do campo

16/12/2012 - 11:43
Partidas entre Ceará x Bahia e Fortaleza x Sport serão em 27 de janeiro de 2013. Arena, que foi entregue neste domingo (16.12) à população, será sede de três jogos da Copa das Confederações no ano que vem e de seis partidas do Mundial de 2014

O novo campo da Arena Castelão vai passar por um grande desafio logo na inauguração. A estreia será marcada por uma rodada dupla no domingo, 27 de janeiro de 2013. A primeira partida será às 17h (de Brasília) entre Ceará e Bahia. O segundo jogo terá início às 19h30 com a disputa entre Fortaleza e Sport.

“O que a gente quer é contemplar as duas maiores torcidas do Ceará e vamos conseguir. Um confronto direto entre os dois clubes poderia trazer um prejuízo para algum, em caso de uma vitória de um deles, porque fica o registro no estádio. Agora não, vamos ter a oportunidade de fazer um registro da vitória dos dois times do estado do Ceará”, disse o secretário da Copa do estado, Ferruccio Feitosa.

O secretário acrescentou que a previsão é de que o gramado esteja no ponto em 20 de janeiro. “Vamos ter uma semana de margem de segurança para que tenhamos um tapete e que as pessoas possam praticar um bom futebol. Fizemos tudo o que foi recomendado pelos técnicos da FIFA, tanto a parte de drenagem, de irrigação e de plantio”.

Em dias de rodadas duplas, como é o caso do dia 27 de janeiro, não haverá necessidade de dividir os vestiários, como explicou o presidente da Arena Castelão, Silvio Andrade. “Os vestiários poderão abrigar até quatro equipes. Você pode fazer um jogo preliminar e um principal sem que a preparação de uma equipe tenha interferência na outra. Há de um lado dois times e de outros dois times”, explicou.

Tiago Falqueiro/Blog do Planalto#Previsão é de que o gramado esteja totalmente pronto no dia 20 de janeiro

Confederações
Menos de cinco meses separam os jogos inaugurais e a primeira partida da Copa das Confederações FIFA 2013 na nova arena. Serão três jogos do torneio no Castelão (leia mais sobre os jogos da Copa das Confederações em Fortaleza).

A primeira partida terá o Brasil em campo contra o México, na quarta-feira, 19 de junho, a partir das 16h. O jogo é válido pela segunda rodada do grupo A.

O jogo seguinte será em 23 de junho, também às 16h, entre Espanha, atual campeã do mundo, e o representante da África, que será conhecido em fevereiro de 2013. As duas equipes são do grupo B e disputam a rodada decisiva da fase de grupos.

A capital cearense também vai sediar a semifinal de 27 de junho, às 16h. Estarão em campo o vencedor do grupo B e o segundo colocado do grupo A. Dessa forma, o Brasil pode voltar a jogar em Fortaleza caso se classifique como segundo de seu grupo.

No grupo A estão as seleções do Brasil, do Japão, do México e da Itália. Já no grupo B estão Espanha, Uruguai, Taiti e o representante da África.

» Saiba tudo sobre a Copa das Confederações

Mundial de 2014
A Arena Castelão será ainda sede de seis jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014. Quatro deles são da fase de grupos. O primeiro será em 14 de junho, às 16h, ente duas equipes do Grupo D. Três dias depois é a vez de o Brasil entrar em campo, pelo Grupo A, às 16h. No mesmo horário, em 21 de junho, o confronto será entre duas equipes do grupo G. Encerrando as partidas da fase inicial, duas seleções do grupo C se enfrentam no dia 24 de junho, às 17h.

Dois jogos eliminatórios serão realizados na arena. Às 13h de 29 de junho, o primeiro colocado do Grupo A (chave do Brasil) e o segundo do Grupo B se enfrentam pelas oitavas de final. A última partida da Copa na arena cearense será uma das quartas de finais, às 17h de 4 de julho.

Confira a cobertura completa da entrega da obra do Castelão:

» Presidenta ressalta capacidade do país dentro e fora dos gramados
» Presidente da FIFA cumprimenta Fortaleza pela entrega do estádio
» Dilma Rousseff corta a fita de entrega do estádio
» Cobertura do estádio ajuda a garantir conforto térmico
» Preocupação ambiental, uma das marcas do projeto
» Gramado mais próximo do público e vestiários para até quatro equipes
» Assentos modernos, retráteis e resistentes
» Estádio tem 2,4% da capacidade reservada a pessoas com deficiência
» 1.900 vagas cobertas de estacionamento
» Sistema de segurança terá 240 câmeras de monitoramento
» Arena oferece opções de compras e alimentação mesmo em dias sem jogos
» Uma história de 39 anos de clássicos, artilheiros e curiosidades
» Cantor Fagner, que fez show no dia da entrega, lembra histórias com craques do futebol

» Galeria de fotos das obras para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

Carol Delmazo – Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Na arena Castelão, foram 49,4 toneladas, enquanto na Fan Fest foram outras 41,4 toneladas. Atividade envolveu 350 catadores de 17 instituições
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+
Nas duas sedes, os voluntários do governo federal atuaram durante a fase de grupos, oitavas de final e quartas de final. Agora, atuação será focada na FIFA Fan Fest em dias de jogos
+
Cerca de 260 mil turistas brasileiros e estrangeiros compraram ingressos para os seis jogos na capital cearense
+