Nova cara do velho Mané

03/08/2011 - 17:58
Inaugurado em 10 de março de 1974, o Estádio Nacional de Brasília, ou Mané Garrincha, sairá da reforma para a Copa do Mundo Fifa 2014 como o segundo maior do país. Segunda reportagem da série do portal mostra curiosidades da arena da capital.

 

Inaugurado em 10 de março de 1974, o Estádio Nacional de Brasília, ou Mané Garrincha, sairá da reforma para a Copa do Mundo Fifa 2014 como o segundo maior do país. Com 71 mil lugares (10 mil apenas para convidados e imprensa), estará atrás apenas do Maracanã (76 mil) e à frente de outros palcos tradicionais, como o Castelão, em Fortaleza (67 mil), Mineirão (69 mil), em Belo Horizonte, e Beira-Rio (62 mil), em Porto Alegre.

Com times da cidade frequentando a primeira divisão do futebol brasileiro até 2002, em 1998 o estádio Mané Garrincha viu seu maior público. E a surpresa é que não houve colaboração de nenhum dos grandes clubes brasileiros e nem da Seleção. O confronto entre Gama e Londrina deu o título da Série B do ao time candango.

Na partida, em 20 de dezembro de 1998, o Gama goleou o time do interior do Paraná por 3 x 0, com 51 mil espectadores de testemunha. E o clube se manteve até 2002 na elite. Nesse período, o time conseguiu bom retrospecto contra clubes tradicionais. Contra o Flamengo, foram duas vitórias, um empate e uma derrota. Já contra o Palmeiras, o time brasiliense saiu invicto, com dois empates e duas vitórias.

Em 2004, foi a vez do Brasiliense, sediado em Taguatinga, chegar à elite. Atualmente, os times locais frequentam terceira e a quarta divisão (séries C e D), mas a reestruturação do Estádio Nacional deve servir como incentivo para uma recuperação do futebol da capital, e para levar o torcedor de volta ao estádio em seu aniversário de 40 anos. Além de tornar a arena mais bonita, a reforma oferecerá conforto.

Todos os 71 mil lugares terão cobertura, ao contrário do que ocorria antes das obras de modernização, quando apenas uma pequena parte da arquibancada era protegida. O estádio deixará de ter a pista de atletismo e as cadeiras chegarão próximas ao gramado. Antes da reforma, a capacidade era de 42,2 mil pessoas. Com a nova estrutura, Brasília se credencia para receber jogos importantes da competição.

Para facilitar o acesso, uma linha de Veículo Leve sobre Trilho (VLT) levará os brasilienses e os turistas até as proximidades da Arena, passando pelos setores que concentram hotéis e por uma das principais avenidas da cidade, a W3.

Raio-x
Ano de inauguração: 10 de março de 1974
Capacidade atual: 42.200
Partida inaugural: CEUB 1 x 2 Corinthians
Primeiro gol: Vaguinho (Corinthians)
Maior público: 51.000 pessoas - 20/12/1998 - Gama 3 x 0 Londrina

REPORTAGENS ANTERIORES:

Segunda casa dos mineiros
Pantanal sustentável

Notícias Relacionadas

Gols foram de Van Persie, Blind e Wijnaldum. Seleção anfitriã encerra o Mundial com a quarta colocação
+
Higuaín "desencantou" e marcou seu primeiro gol na Copa de 2014. Hermanos aguardam o vencedor do confronto entre Holanda e Costa Rica, logo mais, às 17h
+
Irmãos Alan e Lula Marques registram as obras, o trabalho dos operários e o ambiente dos primeiros jogos disputados na arena de Brasília
+
Equipe enfrenta a Argentina em Brasília, no sábado, na disputa de uma das vagas na semifinal
+