No adeus da campeã mundial, Espanha vence por 3 x 0 a Austrália, em Curitiba

23/06/2014 - 15:04
Com uma equipe cheia de reservas, Villa, Torres e Mata anotaram os gols dos espanhóis na Arena da Baixada

Getty Images#

O tom de adeus marcou a partida desta segunda-feira (23.06) na Arena da Baixada, em Curitiba, que recebeu 39.375 torcedores. Espanha e Austrália se despediram da Copa do Mundo de 2014. Antes mesmo de entrarem em campo para a terceira e última rodada do Grupo B, os atuais campeões do mundo e os “Socceroos” já estavam eliminados.

Dando oportunidade a muitos reservas, a começar pelo goleiro Reina, passando pelo lateral Juanfran, pelo volante Koke e pelos atacantes Villa e Torres, o técnico espanhol promoveu várias alterações na equipe titular que perdeu para Holanda e Chile. Atletas como Xabi Alonso, Xavi Hernádez e Casillas provavelmente participaram de sua última Copa.

Getty Images#

Do outro lado, Jedinák, Bresciano, McCay e o craque dos australianos, o atacante Tim Cahill (34 anos), que estava suspenso, também devem se despedir de Mundiais hoje. No primeiro jogo entre Austrália e Espanha em Copas, quem tomou a iniciativa no início da partida foram os oceânicos, apoiados pela torcida brasileira. Os Socceroos apertaram a saída de bola espanhola, que não conseguia articular as jogadas.

Aos 20 minutos do primeiro tempo, a Espanha se acertou e se soltou mais em campo. Não demorou muito e Iniesta fez ótimo lançamento, em profundidade, para o lateral direito Juanfran, que tocou rasteiro para Villa no meio da área adversária. O atacante, livre, tocou de letra para fazer um bonito gol e abrir o placar aos 35 minutos.

Os europeus ainda tiveram duas chances para ampliar o marcador antes do intervalo em um chute de longe de Koke e em um cruzamento de Carzola, que a zaga adversária afastou para escanteio.

» Atacante espanhol David Villa diz que equipe encerra participação na Copa de cabeça erguida

No segundo tempo, a Espanha controlou totalmente as ações e ampliou o placar aos 23 minutos. Iniesta achou bem o atacante Fernando Torres, que entrou livre pelas costas da zaga australiana e tocou na saída do goleiro para fazer 2 x 0. O meia-atacante Juan Mata, que entrou no lugar de Villa, deu números finais à partida. Após receber cruzamento dentro da área, o espanhol dominou e tocou no canto do gol adversário. Mata ainda ameaçaria a Austrália com chute que Ryan desviou.

O atacante Villa foi eleito o melhor em campo e, ao ser substituído, saiu bastante emocionado, sendo aplaudido pela torcida. No fim da partida, o técnico espanhol Vicente Del Bosque destacou que a equipe, pelo menos, encerrou a campanha de forma mais digna. “Deixamos a nossa participação de uma maneira mais digna. Começamos meio lento, mas tomamos o controle e fizemos boa partida”.

Com o resultado de 3 x 0, a Espanha deixa a Copa do Mundo mantendo a escrita de pelo menos vencer uma partida nas participações que teve no torneio. Já a Autrália, pela primeira vez na história termina um Mundial sem pontuar.

A classificação do Grupo B terminou com a Holanda em primeiro, com nove pontos; seguida pelo Chile, seis pontos, ambos classificados. A Espanha ficou com três pontos e a Austrália com zero.

Austrália x Espanha - Arena da Baixada

Austrália x Espanha - Arena da Baixada

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+