Na única vez em que jogou em Brasília, Cristiano Ronaldo foi goleado

26/06/2014 - 00:55
Português enfrentou o Brasil em 2008 e perdeu por 6 x 2 no Bezerrão. Ele será o terceiro da lista dos melhores da FIFA a jogar no Mané Garrincha nesta Copa

Foto: Getty Images#Cristiano Ronaldo pode se despedir da Copa no duelo desta quinta, no Mané GarrinchaQuando pisar o gramado do Estádio Nacional Mané Garrincha nesta quinta-feira (25.06), o atacante Cristiano Ronaldo, de Portugal, fará sua segunda partida no Distrito Federal. Além do duelo contra Gana pela Copa do Mundo, o melhor jogador do planeta (eleito pela FIFA) enfrentou a Seleção Brasileira em 19 de novembro de 2008. O amistoso marcou a reinauguração do estádio Bezerrão, na região administrativa do Gama – o local é um dos 24 Campos Oficias de Treinamentos (COTs) do Mundial.

O resultado foi desastroso: a equipe lusa foi goleada por 6 x 2. Vaiado pela torcida brasileira a cada toque na bola, Cristiano Ronaldo teve atuação discreta, não marcou gols e ainda recebeu um cartão amarelo. Portugal saiu na frente no placar, com o meia-atacante Danny. Mas rapidamente o Brasil, comandado pelo técnico Dunga, reverteu o resultado. O outro gol europeu foi marcado pelo também meia-atacante Simão, aposentado desde 2010. 

Além de Cristiano Ronaldo, cinco portugueses que disputaram aquele amistoso participam da Copa do Mundo: Pepe, Bruno Alves, Raul Meireles, Nani e João Moutinho. Na Seleção Brasileira, os remanescentes são Julio César, Maicon, Daniel Alves, Thiago Silva e Marcelo. Portugal treinaria no Bezerrão nesta quarta-feira (24.06), mas trocou de planos: a comissão técnica preferiu o Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros, o outro COT de Brasília.

Melhores do mundo

Cristiano Ronaldo será o terceiro jogador, entre os 12 finalistas da Bola de Ouro da FIFA em 2013, a se apresentar no Mané Garrincha nesta Copa do Mundo. O primeiro foi o marfinense Yayá Touré, décimo-segundo colocado. O volante teve atuação discreta na derrota da Costa do Marfim (2 x 1) para a Colômbia, na quinta-feira da semana passada (19.06).

O outro foi o atacante Neymar, da Seleção Brasileira, que terminou em quinto na eleição dos melhores do mundo: o craque fez dois gols e brilhou na goleada por 4 x 1 sobre Camarões, na última segunda-feira (23.06).

» Saiba mais sobre os Campos Oficiais de Treinamentos (COTs)

Confira a ficha do amistoso entre Brasil e Portugal em 2008

BRASIL 6
Julio César; Maicon (Daniel Alves), Thiago Silva, Luisão e Kléber (Marcelo); Gilberto Silva, Anderson (Josué), Elano (Mancini) e Kaká; Robinho (Alex) e Luís Fabiano (Adriano).
Técnico: Dunga.

PORTUGAL 2
Quim, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Paulo Ferreira; Danny (Nani), Maniche (Cesar Peixoto), Tiago (Raul Meireles) e Deco (João Moutinho); Cristiano Ronaldo e Simão.
Técnico: Carlos Queiroz.

Data: 19/11/2008.
Estádio: Bezerrão, Gama (DF).
Árbitro: Jorge Larrionda (URU).
Gols: Danny aos quatro; Luis Fabiano aos oito e aos 24 minutos do primeiro tempo; Maicon aos dez; Luis Fabiano aos 12; Simão aos 16; Elano aos 20 e Adriano aos 45 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Danny e Cristiano Ronaldo(Portugal); Elano, Marcelo e  Luis Fabiano (Brasil).

Renato Freire, do Portal da Copa em Brasília

Notícias Relacionadas

Após eliminação, técnico africano lamenta as oportunidades perdidas e treinador português assume a culpa
+
Melhor jogador do mundo fez um na vitória por 2 x 1. Africanos também estão fora
+
Em duelo marcado por polêmicas extra-campo, europeus e africanos torcem por vitória alemã. Um empate em Recife desclassifica os dois times em Brasília
+
Torcedores elogiam a cidade e esperam um bom jogo contra Gana
+