O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, participou nesta quarta-feira (08.08), no City Hall, em Londres, de seminário organizado pelo London Business Network. Ele foi um dos palestrantes do painel “Oportunidades de Negócios Internacionais e Eventos de Esporte Globais”.
Diante de um público de empresários britânicos e estrangeiros, Luis Fernandes descreveu os três ciclos de planejamento da Copa do Mundo da FIFA 2014 e os investimentos do governo federal em infraestrutura, além de comentar sobre a previsão de impacto econômico gerado pelo Mundial e pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. “Esperamos um impacto de US$ 90 bilhões, com acréscimo de 0,4% por ano no PIB até 2019.”
O secretário acrescentou que o Brasil vai aprender com a experiência de Londres na organização de grandes eventos esportivos: “Queremos aprender a organizar e ganhar uma Copa do Mundo ao mesmo tempo, como a Inglaterra fez em 1966”, brincou.
Também participaram do painel o executivo-chefe da Olympic Delivery Authority, Dennis Hone; o presidente do London Businees Network, Stephen Hubbard; o diretor da Global Sports Projects, UK Trade & Investment, Andrew Bacchus; e o presidente da Vero Comunications, Mike Lee.
Reurbanização
À tarde, o secretário executivo se reuniu com o diretor do centro de Estudos sobre Desenvolvimento Urbano da Universidade London School of Economics (LSE – Escola de Economia de Londres), Ricky Burdett, para conversar sobre a experiência de Londres durante organização dos Jogos.
Durante o encontro, Burdett explicou como os Jogos Olímpicos de Londres influenciaram o desenvolvimento da cidade, potencializando a reurbanização de uma área que já era prioritária: a região Leste, onde foi construído o Parque Olímpico. Outro impacto importante é a melhoria do transporte e das políticas ambientais, com incentivo para as pessoas andarem mais de bicicleta, por exemplo.
Burdett também informou a Luis Fernandes que a prefeitura está entregando cerca de 25mil novas moradias.