Japão empata com Austrália e é o primeiro a conquistar vaga para 2014 em eliminatórias

04/06/2013 - 10:18
Seleção nipônica passou aperto diante de sua torcida, mas conseguiu o empate nos acréscimos e carimbou o passaporte para o Brasil

Foto: Glauber Queiroz#O italiano Alberto Zaccheroni é o técnico da seleção japonesaO Japão é a primeira seleção garantida em eliminatórias na Copa do Mundo FIFA 2014. Com direito a muita emoção, a seleção nipônica empatou por 1 x 1 nesta terça-feira (04.06) com a Austrália, em jogo válido pela seletiva asiática, e carimbou o passaporte para o Mundial. Por enquanto, só Japão e Brasil (país-sede) estão confirmados em 2014.

Os japoneses só precisavam da igualdade para atingir o objetivo. E o jogo permaneceu 0 x 0 até os 37 minutos da etapa final, quando um chute de Tommy Oar encobriu o goleiro Kawashima e silenciou as mais de 62 mil pessoas que lotaram o estádio de Saitama.

A alegria dos torcedores nipônicos, no entanto, explodiu oito minutos depois, quando o juiz marcou pênalti por toque de mão do australiano Matt McKay. Honda cobrou forte, no meio do gol, para fazer 1 x 1 e iniciar a festa nas arquibancadas.

A seleção treinada pelo italiano Alberto Zacheroni chegou aos 14 pontos no Grupo B da quarta fase das Eliminatórias Asiáticas e não pode mais ser alcançada pelos adversários. Jordânia e Austrália somam sete, Omã tem seis e o Iraque, cinco. Faltam duas rodadas para o fim da seletiva. Os dois primeiros classificados de cada um dos dois grupos têm vaga direta na Copa do Mundo de 2014.

O Japão garantiu presença em seu quinto mundial seguido. Desde 1998 que a seleção nipônica participa de Copas do Mundo. Em 2002, dividiu a organização do torneio com a Coreia do Sul. As melhores campanhas foram em 2002 e 2010, quando os japoneses foram eliminados nas oitavas de final. Em 1998 e 2006, o time caiu ainda na primeira fase.

Também classificado para a Copa das Confederações 2013, o Japão está no grupo do Brasil e vai ser o adversário da Seleção Brasileira no jogo de abertura, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, dia 15 de junho. Antes, os japoneses ainda fazem um jogo contra o Iraque, no 11 de junho, no Catar.

Repercussão

Ao site da FIFA, os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, integrantes do conselho administrativo do Comitê Organizador Local (COL) do Brasil 2014, se mostraram contentes com a classificação dos japoneses. “Quero dar os parabéns e as boas vindas à equipe. Nós, brasileiros, vamos acolher os japoneses com o mesmo carinho e atenção com que eles nos receberam em 2002”, declarou Ronaldo, pentacampeão na Copa de 2002, quando o Japão e a Coreia do Sul foram sedes do Mundial. “Tenho certeza de que muitos japoneses virão ao Brasil torcer, fora as comunidades que já vivem aqui. Mas, antes disso, queremos dar as boas vindas à seleção e aos torcedores já em junho, na Copa das Confederações”, ressaltou Bebeto.

Por seu perfil no Twitter, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também celebrou a classificação nipônica. Para ele, é  um indicativo a mais da qualidade das equipes que estarão na Copa das Confederações. "É garantia de bom jogo na abertura", escreveu. "O futebol japonês, quatro vezes campeão asiático, evoluiu ano a ano", completou.

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

As duas equipes se enfrentarão em Singapura. Este será o quarto jogo do Brasil neste segundo semestre
+
Gregos chegam pela primeira vez na história às oitavas de final. Terão pela frente a Costa Rica
+
Seleção sul-americana ficou em primeiro lugar no Grupo C e enfrenta o Uruguai nas oitavas de final
+
Colombianos já estão classificados para as oitavas. Japoneses ainda têm chances. Jogo deve ter recorde de público
+