Imagens aéreas indicam avanço na construção da Arena Pantanal

14/12/2011 - 15:31
Segundo estimativas dos responsáveis pela obra, 35% dos serviços já foram executados

Divulgação#O cenário dos jogos da Copa de 2014 começa a ganhar forma em Cuiabá com o avanço na edificação dos setores oeste, leste e norte da Arena Pantanal. No canteiro de obras, segundo estimativas da construtora, 35% dos serviços já foram executados e a conclusão do novo estádio está mantida para dezembro de 2012.

As imagens aéreas evidenciam que o setor oeste já tem lajes fixadas em três dos quatro andares que serão construídos, além de já ter iniciado a fixação das peças de concreto que darão sustentação às arquibancadas. As torres de acesso (escadas e elevadores) também já estão avançadas.

No setor leste, dois andares já têm lajes assentadas e as torres de acesso já podem ser visualizadas. Em fase inicial, o setor norte começa a ser configurado com a fixação dos pilares, vigas e lajes. É nesse setor que ocorrerá a instalação das primeiras estruturas metálicas, procedimento previsto para o primeiro trimestre de 2012.

Na fábrica de pré-moldados, das 7.107 peças previstas, 70% já foram produzidas. As etapas de drenagem e fundação estão praticamente finalizadas, incluída a terraplanagem do campo de futebol, que tem 105 metros de comprimento por 68 de largura.

Parte das estruturas metálicas das arquibancadas norte e sul também já está armazenada no canteiro de obras. Elas são desmontáveis, permitindo a redução de 30% da capacidade do estádio. A construção do novo Verdão emprega 650 pessoas em vários ramos da construção civil, número que deve chegar a mil trabalhadores no próximo ano.

Quatro jogos

A obra do novo estádio de Cuiabá inclui a construção de uma arena esportiva e um complexo de lazer. O empreendimento terá capacidade para 43 mil espectadores e foi concebido para receber, além dos jogos de futebol, diversos outros eventos, como shows, concertos, congressos e feiras, que devem garantir a sustentabilidade financeira da arena. No Mundial de 2014, o estádio será palco de quatro jogos, todos válidos pela primeira fase do torneio.

Nos cenários nacional e internacional, o novo Verdão se destaca como um dos oito estádios brasileiros que buscam a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de certificação para verificar e atestar a qualidade ambiental de um empreendimento.

Fonte: Secopa - MT

Notícias Relacionadas

Durante a visita ao Mato Grosso, Aldo Rebelo rechaçou a etiqueta de elefante branco para a Arena Pantanal. “Não conheço estudos que demonstrem a vocação do estádio para elefante branco. Conheço os que indicam que é uma necessidade para a cidade”
+
Prazo de conclusão dos trabalhos é de 300 dias. Campo Oficial de Treinamento da universidade terá capacidade para abrigar 1,5 mil torcedores
+
Acordo entre empresas não vai afetar o cronograma das obras, segundo o secretário extraordinário da Copa do Mundo em Mato Grosso
+
Serão erguidas 198 vigas, sendo 12 até o fim desta semana. Elevado terá 428 metros de comprimento, com duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral
+