Arena das Dunas: cuidados especiais com gramado, vestiários e iluminação

22/01/2014 - 09:08
A grama tem certificação internacional e é própria para o clima quente da Região Nordeste

#Clique na imagem para ver a cobertura completa da inauguraçãoPronta para receber alguns dos principais jogadores de futebol do planeta durante a Copa do Mundo de 2014, a Arena das Dunas, em Natal, conta com estrutura planejada para dar aos atletas as condições ideais de jogo.   

As novidades começam pelo gramado. A grama, do tipo Bermuda Tifton 419, é própria para o clima quente da região Nordeste. O sistema de drenagem garante que as partidas ocorram mesmo em dias chuvosos.

O plantio foi feito no dia 18 de agosto de 2013, de forma mecanizada. A grama, cultivada em uma fazenda no município de Touros (RN), possui certificação internacional quanto à pureza genética. O tipo de grama utilizada tem folhas estreitas, de crescimento rápido, e forma gramados densos, com excelente tolerância ao pisoteio e rápida regeneração em caso de danos.

“Seguindo as recomendações da FIFA, plantamos a grama em mudas. É uma grama para o verão. Ela gosta muito de sol, ventilação e água. Os cortes e a adubação são diários, para que a raiz cresça e a grama crie aderência”, explica Charles Maia, diretor da Arena das Dunas.

Com dimensões de 105 metros de comprimento por 68 de largura, o campo fica a uma distância de cerca de 15 metros para o primeiro lance de arquibancada. Com isso, os atletas sentirão mais de perto as reações da torcida.

Foto: Danilo Borges/Portal da Copa#

Luzes

A iluminação é outro aspecto que merece destaque. São 306 refletores, cada um com potência de 800 Kwatts, dispostos de modo a evitar sombras no campo e garantir luz homogênea no estádio, possibilitando as transmissões de TV na tecnologia Full HD. A arena está equipada com quatro geradores de 750 KVA cada, interligados a uma central “no break”, que será acionada caso haja alguma queda de energia.

Imprensa

Os jornalistas e profissionais de imprensa terão 80 posições à disposição para a cobertura de jogos no estádio. São duas cabines de TV, uma sala de coletivas que comporta 250 pessoas e uma zona mista com 470 m².

Vestiários

Os vestiários foram planejados para garantir o conforto dos jogadores. São quatro: um para cada time e dois para a arbitragem (um feminino e um masculino), espaços para gandulas e antidoping. São 12 duchas em cada um dos vestiários para os jogadores e mais sete banheiras para cada time. Cada uma das equipes também terá uma sala de aquecimento com grama sintética.

Fotos: Danilo Borges/Portal da Copa#

» Confira a cobertura completa da inauguração da Arena das Dunas, com textos, vídeos, fotos e infográfico

Assista a um vídeo exclusivo que mostra os detalhes da arena

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Estádio de Natal é o nono dos utilizados durante a Copa a obter o selo
+
As duas equipes se enfrentarão em Singapura. Este será o quarto jogo do Brasil neste segundo semestre
+
O artilheiro do Mundial com seis gols ainda alcançou a terceira posição com o tento anotado contra o Japão, em enquete promovida pela FIFA
+
Levantamento ouviu mil pessoas, no período de 12 a 25 de junho, e engloba visitantes estrangeiros e nacionais
+