Fuleco é o nome oficial da mascote da Copa

17/12/2012 - 08:22
Opção recebeu 48% dos 1,7 milhão de votos. Resultado foi anunciado nesta noite, durante programa da TV Globo

Fuleco. Depois de mais de dois meses de votação aberta aos internautas e da participação de 1,7 milhão de pessoas, foi anunciado nesta noite o nome oficial da mascote da Copa do Mundo da FIFA 2014. O Tolypeutes tricinctus, o famoso tatu-bola, é uma criatura nativa do Brasil e foi escolhida para representar o Mundial.

O Fuleco recebeu 48% dos votos. Ele concorria com Zuzeco, que teve 31% dos votos, e Amijubi, que recebeu 21%. As três opções de nome foram definidas por um comitê composto por Bebeto, Arlindo Cruz, Thalita Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos. O nome Fuleco busca uma representação de futebol e ecologia.

» Conheça melhor o tatu-bola, animal brasileiro que inspirou a criação da mascote
» Confira o vídeo que a FIFA produziu para divulgar a mascote
» Ouça "Tatu bom de bola", música oficial da mascote

O desenho foi escolhido pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local da Copa após a análise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. Depois de extensas pesquisas, o desenho do tatu-bola, criado pela 100% Design, foi identificado como o favorito do principal público-alvo: crianças de 5 a 12 anos.

A mascote oficial do Brasil 2014 é a mais recente de uma longa linha de personagens que entraram para a história da competição. Seguindo os passos de figuras como Zakumi (África do Sul 2010), Goleo (Alemanha 2006) e o precursor World Cup Willie (Inglaterra 1966), a mascote é uma das principais imagens do Mundial, proporcionando à FIFA, ao COL e a outras partes envolvidas uma marca forte para a ativação de campanhas promocionais e o contato com o público.

Meio ambiente
Segundo a FIFA, enfatizar a importância do meio ambiente e da ecologia é um dos objetivos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Resultados de uma pesquisa de opinião pública realizada pela FIFA em 2012 no Brasil confirmam a relevância dos temas da sustentabilidade e do meio ambiente entre o público do país-sede. Mais de 90% dos brasileiros acreditam que a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 deve ser ecologicamente correta.

Fontes: Portal da Copa e FIFA.com

 

Notícias Relacionadas

Força Aérea delimitou áreas de restrição para aeronaves nas proximidades dos estádios. Experiência em eventos como a Copa das Confederações será útil
+
Apaixonado por carro, pernambucano usa tinta, spray e adesivos para caracterizar o carro que tem chamado atenção nas ruas
+
Centro de Comando e Controle concentra o monitoramento dos sistemas de CFTV, som, telão, automação, controle de acesso e serviços como ar condicionado, iluminação LED e irrigação
+
Estádio possui fachada que permite a entrada de ar e protege estrutura dos raios solares
+