Fotos e vídeo: Arena Pantanal fecha 2011 com 38% das obras concluídas

27/12/2011 - 11:35
Monitoramento do Ministério do Esporte mostra avanços da futura sede de Cuiabá para receber a Copa do Mundo de 2014

A Arena Pantanal vai terminar o ano com 38% das obras concluídas, conforme o último relatório de execução emitido pelo consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior, responsável pelo empreendimento em Cuiabá. A previsão de entrega do estádio mato-grossense, que receberá quatro partidas da Copa do Mundo de 2014, é para dezembro de 2012.

A construção do novo “Verdão”, apelido do antigo estádio José Fragelli, que ocupava o terreno e foi totalmente demolido, emprega 650 pessoas em vários ramos da construção civil, número que deve chegar a mil trabalhadores em 2012.

Foto: Monitoramento/ME#

O setor oeste já está com as lajes prontas em três dos quatro andares que serão construídos, além disso foi iniciada a fixação das peças de concreto (vigas-jacaré) que darão sustentação às arquibancadas. As torres de acesso (escadas e elevadores) também já estão avançadas.

No setor leste, dois andares já têm lajes assentadas e as torres de acesso já podem ser visualizadas. Em fase inicial, o setor norte começa a ser configurado com a fixação dos pilares, vigas e lajes. É nesse setor que ocorrerá a instalação das primeiras estruturas metálicas, procedimento previsto para o primeiro trimestre de 2012, marcando uma nova etapa na construção arena multiuso. O setor sul também receberá estruturas metálicas na fase seguinte.

Ao todo, 30% das peças metálicas que serão utilizadas na construção das arquibancadas removíveis já estão manufaturadas e armazenadas no canteiro de obras. As estruturas metálicas são desmontáveis, permitindo a redução de 30% da capacidade do estádio.

Para o inicio do próximo ano o cronograma estabelecido também prevê a continuidade da instalação das arquibancadas inferiores. A arena ocupará uma área de 300 mil m2 e terá capacidade para 43 mil lugares. 

Outras etapas
O canteiro de obras da Arena Pantanal conta com uma fábrica de pré-moldados que vai produzir um total de 7.107 peças, sendo que 70% delas já foram feitas, com destaque para 98% das lajes, 86% das vigas pré-moldadas, 70% dos pilares, 38% das vigas-jacaré e 25% das arquibancadas.

As etapas de drenagem e fundação estão praticamente concluídas, incluído também a terraplanagem do campo de futebol, que tem 105 metros de comprimento por 68 metros de largura. Em maio de 2012 será iniciado o plantio do gramado.

Os dois túneis de acesso para veículos estão bastante avançados, com destaque para o túnel leste que já está em fase de conclusão.

Foto: Monitoramento/ME#

Paisagismo
O projeto paisagístico da Arena Pantanal contará com ampla área arborizada e valorização de espécies regionais, como aroeiras, jatobás e  ipês. Serão em torno 3.200 árvores, das quais 2.080 serão plantadas para recuperação ambiental, compreendendo uma área de 21 mil metros quadrados. O projeto contempla também o plantio de 2.366 arvoredos e milhares de ervas de cobertura, como lírios, azulzinhas e gramas.

A preocupação com o meio ambiente é um dos fatores que reforçam o conceito de sustentabilidade da arena, que busca a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que atesta a qualidade ambiental de um empreendimento.

Fonte: Secopa - MT
 



Mês a mês, a equipe de monitoramento do Ministério do Esporte percorre estádios, aeroportos e serviços de mobilidade urbana para retratar, em imagens e vídeos, o que vem sendo feito em cada uma das 12 cidades-sede. Assista ao vídeo da evolução das obras da Arena Pantanal em outubro e novembro de 2011:

 



Acompanhe o monitoramento de outubro e novembro de 2011 das outras obras dos estádios para a Copa:

» Mineirão, em Belo Horizonte
» Estádio Nacional, em Brasília
» Arena Pantanal, em Cuiabá
» Arena da Baixada, em Curitiba

» Castelão, em Fortaleza
» Arena Amazônia, em Manaus

» Arena das Dunas, em Natal
» Beira-Rio, em Porto Alegre
» Arena Pernambuco, em Recife
» Maracanã, no Rio de Janeiro
» Fonte Nova, em Salvador
» Itaquerão, em São Paulo

Notícias Relacionadas

Vídeo e fotos captados em março de 2014 retratam intervenções no Aeroporto Marechal Rondon, obras de mobilidade urbana e a Arena Pantanal, palco de quatro jogos do Mundial de 2014
+
De acordo com cronograma, operação no terminal do Rio Grande do Norte terá início no dia 10 de maio
+
Imagens retratam o andamento de intervenções em estádios, mobilidade urbana, aeroportos e portos
+
Ministério do Trabalho liberou nesta segunda-feira (07.04) as intervenções no setor sul do estádio de São Paulo para a Copa, após empresa adotar medidas para melhorar a segurança dos trabalhadores no local
+