Fortaleza anuncia ordens de serviço para obras de mobilidade

16/01/2012 - 14:59
Investimentos incluem três linhas de BRT e intervenções viárias para facilitar o acesso ao Castelão

Dentro da programação da visita de integrantes da FIFA, do COL e do Ministério do Esporte a Fortaleza, nesta terça-feira (17.01), está prevista a assinatura da Ordem de Serviço para o início de obras de mobilidade urbana da prefeitura voltadas para a Copa do Mundo da FIFA 2014.

Entre as obras que serão anunciadas pelo governo local estão três trechos em que haverá implantação do BRT (Bus Rapid Transit). O primeiro é a Avenida Alberto Craveiro, acesso principal ao Castelão e que será chamada Avenida da Copa. Ela será restaurada e alargada de acordo com padrões da FIFA. Serão quatro faixas por sentido nos três quilômetros de extensão.

A Avenida Dedé Brasil, que tem seis quilômetros, terá a construção de viadutos nos cruzamentos com as avenidas Osório de Paiva e Germano Frank, ganhará um túnel no cruzamento com o metrô da linha sul e receberá uma linha de BRT.

O terceiro ramal do BRT terá como foco a Avenida Paulino Rocha. O trecho passará pelo principal canal de acesso regional da cidade (rodovia BR-116) ao Castelão. Os serviços serão compostos de drenagem, terraplenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo e sinalização viária.

O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e de Ronaldo Fenômeno, conselheiro do COL, farão a visita de inspeção às obras do Castelão e de infraestrutura na capital cearense. De lá, a comitiva segue para Salvador.

Estádio
 
O Estádio Castelão, que também será visitado pela comitiva, alcança hoje mais de 53% de execução.  Com a reforma, será a maior arena do Norte/Nordeste e uma das quatro maiores do Brasil. O estádio receberá uma semifinal da Copa das Confederações da FIFA 2013 e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, dos quais três serão com seleções cabeças de chave (Grupos A1, D1 e G1), destacando-se a Seleção Brasileira.

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

BRT carioca teve seis novas estações inauguradas neste fim de semana e liga a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão
+
Tarifa é de R$ 2,15 e os usuários que desejarem experimentar o novo modal poderão utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM)
+
Governo do DF divulgou balanço de ações para a Copa do Mundo. Investimentos em segurança, turismo, mobilidade urbana e aeroporto ficam para a cidade
+
Ministro do Esporte e secretário-executivo da pasta participaram do balanço final do evento, realizado no Rio de Janeiro
+