Forças de segurança fazem simulação de operação na Arena Pantanal

30/05/2014 - 09:05
Foram testadas situações de ataques terroristas, tomada de reféns, táticas de entrada e saída no estádio em casos de emergência e retomada da arena

Foto: 13ª Brigada de Infantaria Motorizada/Divulgação#Tropas de operações especiais das polícias Civil e Militar de Mato Grosso participaram de um treinamento nesta quinta-feira (29.05) na Arena Pantanal, em Cuiabá, como parte da preparação do esquema de segurança para a Copa do Mundo.

Na atividade, foram realizadas simulações de ataques terroristas, tomada de reféns, táticas de entrada e saída no estádio em casos de emergência e retomada da arena. O treinamento contou com a participação de 130 policiais, além de figurantes.

A simulação faz parte de uma integração entre as forças do 1º Batalhão de Ações de Comandos (Exército Brasileiro), Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar (Bope) e Grupo de Operações Especiais da Policia Judiciária Civil.

O treinamento tem o intuito de padronizar o conhecimento e interação entre as forças policiais e militares que vão atuar na segurança durante os jogos da Copa em Cuiabá.

Aproximadamente 1,6 mil militares das Forças Armadas foram mobilizados para atuar na capital mato-grossense durante o evento, caso necessário.

Um último treinamento está previsto para ser feito entre 2 e 6 de junho, no estacionamento da Arena Pantanal, com todo o efetivo dos órgãos de segurança previsto para atuar na Copa em Cuiabá.

Helson França, do Portal da Copa em Cuiabá (MT)

Notícias Relacionadas

Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+
Arena é a sétima construída para a Copa do Mundo a ter selo que atesta adoção de medidas sustentáveis na edificação. Capital gaúcha passa a ter dois palcos com registro do Green Building Council
+
Capital do Mato Grosso contou com a atuação de 357 voluntários, em locais como aeroporto, rodoviária, Arena Cultural, entorno da Arena Pantanal, FIFA Fan Fest e Centro Aberto de Mídia
+
Equipamentos substituem luminosidade do sol, favorecendo a germinação da grama
+