FIFA Fan Fest ultrapassa o total de 400 mil visitantes no Rio de Janeiro

25/06/2014 - 21:50
Nesta quarta (25.06), franceses comemoram classificação ao som de Revelação na praia de Copacabana

Antes do jogo com o Equador, nesta quarta-feira (25.06) no Estádio Maracanã, os franceses cantaram a plenos pulmões a Marselhesa, o famoso hino do país. Depois de verem o time empatar em 0 x 0 e garantir classificação às oitavas de final da Copa do Mundo, se juntaram a uma multidão de pessoas de várias nações para comemorar durante um show do grupo Revelação na FIFA Fan Fest montada na praia de Copacabana.

Com os mais de 30 mil visitantes que passaram pelas catracas da festa nesta quarta-feira, a FIFA Fan Fest do Rio de Janeiro ultrapassou o número de 400 mil frequentadores desde a abertura do espaço, no dia 12 de junho. O dia ensolarado que foi decretado feriado pela prefeitura da cidade por causa da partida no Maracanã ajudou.

Tanto que o casal de franceses Sylvia e Laurent Catala, que moram há um ano na cidade, preferiram assistir o jogo na praia e não no estádio. “A estrutura aqui está muito boa, a festa é ótima. Acho que mesmo quem não for ao Maracanã consegue experimentar o espírito de Copa do Mundo”, disse ele.

Os dois estão na sua segunda Copa do Mundo, já que estavam na França em 1998, quando a equipe da casa conquistou seu primeiro e único título da competição. E não escondem a preferência. “A diferença é que aqui no Rio de Janeiro tem praia. E isso faz toda a diferença”, brincou Laurent.

Desde o final da manhã milhares de pessoas se dirigiram à praia de Copacabana. A estação de metrô Cardeal Arcoverde, próxima ao local da Fan Fest, era uma das que apresentou maior movimento durante o dia todo – semelhante ao das três que abastecem o Maracanã. O casal de equatorianos Veronica Duchimozo e Luis Rios deu uma passada na praia para sentir o clima e pintar o rosto com as cores do país com artistas argentinos que montaram um pequeno ateliê ao lado da festa.

“O trabalho deles é muito bonito, valeu a pena vir aqui. A festa é incrível”, afirmou Veronica, que elogiou o serviço de transporte. “Está muito fácil para se deslocar pelo Rio, todo mundo dá informações. Não temos o que reclamar”. A confiança no metrô era tanta que, apenas uma hora antes do jogo eles ainda estavam em Copacabana. Ambos tinham ingressos para a partida no Maracanã.

Mais tempo no Rio

Os equatorianos estão gostando tanto do evento que até mudaram suas passagens de volta para Nova York, onde moram, para ficar mais tempo no Rio de Janeiro. “Chegamos no domingo passado e já voltaríamos neste próximo. Mas alteramos nossos bilhetes e vamos ficar duas semanas aqui aproveitando a Copa. Uma pena o Equador não ter se classificado para a próxima fase”, lamentou Luis.

A arena da FIFA Fan Fest do Rio de Janeiro tem 42 mil metros quadrados e capacidade para 20 mil pessoas simultaneamente. Fica na altura da Avenida Princesa Isabel e funciona diariamente das 11h às 23h. Os jogos são transmitidos num telão de 133 metros quadrados. Nesta quinta-feira (26.06), no fechamento da fase de grupos da Copa, haverá shows do Preto Joia e de Sylvinho Blau Blau.

Giuliander Carpes, do Portal da Copa no Rio de Janeiro

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+