FIFA e Comitê Organizador Local apresentam detalhes da operação para a Copa do Mundo

19/02/2014 - 19:04
Representantes das 32 seleções classificadas para o Mundial participam de seminário em Florianópolis, onde poderão fazer pedidos individualizados. Centros de Treinamento, segurança, transporte e acomodação são alguns dos temas debatidos

Paulino Menezes/ Portal da Copa#

Os técnicos e representantes das 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo participaram da apresentação operacional realizada pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local (COL) nesta quarta-feira (19.02), em Florianópolis. As delegações puderam conhecer detalhes da logística, segurança, transporte, dentre outros temas e fazerem pedidos e questionamentos aos organizadores.

“Existe o que é oferecido pelo COL e qualquer coisa adicional é responsabilidade de cada uma das seleções, por isso, a gente está fazendo essas reuniões, para apresentar quais são os conceitos, quais são as nossas responsabilidades e, a partir daí, o que é responsabilidade de cada um”, afirmou Frederico Nantes, gerente geral de competições e serviços para as seleções do COL.

Após a apresentação dos conceitos gerais do funcionamento do país, algumas sessões foram individualizadas com cada delegação. “Vamos realizar as reuniões individuais com os times, onde vamos discutir a preparação de cada um, mas até o momento não tivemos pedidos especiais. Tivemos informações de alguns times, que deverão fazer sua própria comida, como o Brasil faz quando vai para outros locais. Teve uma equipe que sinalizou que vai trazer a própria cama dos jogadores e os colchões, enfim, cada um tem uma solicitação diferente e é isso que a gente conversa individualmente com cada um, para oferecer o melhor nível de serviço para todos eles na Copa do Mundo”, ressaltou Nantes.

Pela tarde, o tema foi a segurança, com um seminário específico, como foi feito na Copa do Mundo de 2010. O gerente do COL explicou que esta área merece maior detalhamento. “O novo modelo do seminário de segurança foi implementado na África do Sul e teve prosseguimento na Copa das Confederações. A gente se reúne com os responsáveis para tratar especificamente do tema. A operação de segurança requer um detalhamento maior, porque as polícias funcionam de forma diferente em todos os países e isto tem que estar bem alinhado, por isso, um seminário específico”.

Chegada e Centros de Treinamento

Casa das seleções durante a maior parte do torneio, os Centros de Treinamento também merecem atenção especial no Seminário de Seleções. As 32 equipes deverão chegar com pelo menos cinco dias de antecedência antes da estreia de cada uma no Mundial, conforme o regulamento da FIFA, e se dirigirão aos CTs. Os australianos serão os primeiros a chegarem no Brasil, no final de maio.

“A estrutura de dia a dia de um Centro de Treinamento para uma Copa do Mundo tem que ser adaptada. A operação é completamente diferente durante o torneio. Para isso, existe um planejamento do comitê para viabilizar essa operação, enfim, para oferecer toda a estrutura necessária. Então, nós apresentamos para eles o que vai ser oferecido pelo COL, o que é responsabilidade da cidade, do CT e, agora, vamos discutir caso a caso, porque depende do número de jornalistas que vem com cada país, por exemplo”, detalhou Nantes, que acrescentou que não houve pedidos para trocas de CTs.

O Seminário de Seleções seguirá até esta quinta-feira (20.02). 

» Seleções definem Centros de Treinamento para a Copa

» Ministro destaca nacionalização da Copa com Centros de Treinamentos 

Gabriel Fialho - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+
Mais de dois mil itens, entre televisores, computadores e telefones celulares, serão entregues a 64 escolas das doze sedes, além de 26 organizações não-governamentais
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+