FIFA divulga critérios para sorteio final da Copa do Mundo

04/10/2013 - 13:14
Cabeças de chave do Mundial serão o Brasil e as sete seleções melhores posicionadas no ranking de outubro

O Comitê Executivo da FIFA se reuniu nesta sexta-feira (04.10), na sede da entidade, em Zurique, na Suíça. Entre outros assuntos, foram definidos os critérios para a formação dos potes do sorteio final dos grupos da Copa do Mundo de 2014, que ocorrerá em 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia.

Ficou definido que o primeiro pote do sorteio, composto pelos cabeças de chave dos grupos, terá o Brasil (país-sede) e os sete primeiros colocados do ranking da FIFA de outubro que conseguirem classificação para o Mundial. O ranking será divulgado no dia 17, após a rodada das eliminatórias deste mês, quando outras 11 equipes se juntarão às dez já garantidas no Mundial até aqui.

As demais 11 seleções que completarão as 32 participantes da Copa serão conhecidas em novembro. Atualmente, os sete países melhores posicionados no ranking da FIFA, na ordem, são: Espanha, Argentina, Alemanha, Itália, Colômbia, Bélgica e Uruguai. Dessas, Argentina e Itália já referendaram a classificação para o Mundial de 2014. O ranking de novembro não será considerado para o sorteio, porque as seleções envolvidas nas repescagens teriam vantagem.

De acordo com a FIFA, os outros potes serão definidos por critérios esportivos e geográficos. Países de um mesmo continente, com exceção da Europa, não ficam no mesmo grupo. Por enquanto, já estão garantidos no torneio, além de Brasil, Itália e Argentina, as seleções de Estados Unidos, Costa Rica, Japão, Austrália, Holanda, Irã e Coreia do Sul.

A reunião também serviu para os dirigentes discutirem a situação entre Israel e Palestina – assunto sobre o qual houve encontros em Zurique nos dias 3 e 23 de setembro –, a Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022, a Força-Tarefa contra o Racismo e a Discriminação. A próxima reunião do Comitê Executivo da entidade será na Bahia, nos dias 4 e 5 de dezembro.

Portal da Copa 

Notícias Relacionadas

Mais de dois mil itens, entre televisores, computadores e telefones celulares, serão entregues a 64 escolas das doze sedes, além de 26 organizações não-governamentais
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+