FIFA abre evento oficial que definirá as chaves das Eliminatórias da Copa 2014

26/07/2011 - 18:50
Estrutura montada na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, pesa 14 toneladas. No palco de 740m², passarão astros do futebol e da música.

A FIFA e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL) abriram nesta terça-feira (26.07) as portas da estrutura montada na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, para o Sorteio Preliminar, que será realizado no próximo sábado (30.07). Considerado o evento que dá o pontapé inicial para a realização do Mundial da FIFA no Brasil, o Sorteio Preliminar define os grupos das Eliminatórias de cinco regiões do planeta.

Segundo a FIFA, 824 jogos estão previstos para a fase de qualificação, que deve terminar somente em novembro de 2013. As Eliminatórias da América do Sul são disputadas em formato de turno e returno, com todas as seleções se enfrentando, o que dispensa o sorteio. “No fim, só ficarão os melhores”, disse o diretor da FIFA David Ausseil.

Em entrevista coletiva, representantes da FIFA e do COL detalharam a estrutura de 14 toneladas montada apenas para o evento de sábado. No palco de 740m², o presidente da FIFA, Joseph Blatter, conduzirá o sorteio. Representantes do futebol brasileiro, como Zico, Zagallo, Ronaldo, Cafu e Neymar, vão participar da cerimônia, que será encerrada com shows de artistas brasileiros, como Ivan Lins, Ana Carolina e Ivete Sangalo.

Cinco caminhões farão a captação e a distribuição das imagens para o mundo inteiro. “Até o início da Copa em 2014, essas serão as imagens que circularão o mundo”, disse o diretor artístico do evento, Aloysio Legey.

Segundo a diretora-executiva do COL, Joana Havelange, toda a operação foi montada de acordo com os requerimentos da FIFA. “É uma grande oportunidade de mostrar que o Brasil é organizado, moderno e tecnológico. Queremos mostrar que estamos preparados, sim, para a Copa do Mundo de 2014.”

 

Ascom – Ministério do Esporte

 

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+