Estruturas metálicas da cobertura da Arena da Amazônia começam a ser embarcadas em Portugal

15/04/2013 - 10:18
Aproximadamente 180 peças, com 1,3 mil toneladas, serão transportadas até Manaus nesta primeira remessa

Roberto Carlos/ Agecom#A estrutura metálica da cobertura e da fachada da Arena da Amazônia, palco de Manaus para a Copa do Mundo de 2014, começou a ser embarcada, nesta segunda-feira (15.04), em Portugal, com destino à capital amazonense.  Aproximadamente 180 peças produzidas pela empresa portuguesa Martifer Construction estão estocadas no Porto de Aveiro e virão para o Brasil nessa primeira remessa.

De acordo com o fiscal da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), do governo do Amazonas, engenheiro Jerocílio Simões, a previsão é que o embarque demore aproximadamente dois ou três dias e o navio saia de Aveiro (cidade ao norte de Portugal) logo após o carregamento. “Fizemos uma visita neste final de semana ao porto e pudemos verificar que o navio está atracado e quase todas as peças que serão transportadas já estão aguardando carregamento”, afirmou.

O gerente de produção da construtora Andrade Gutierrez, Maurício Biasin, que também está em Portugal para acompanhar o carregamento do navio, afirmou que a quantidade exata de peças que serão embarcadas só será conhecida durante o carregamento. “A produção nas fábricas continua e a ideia da Martifer é, se possível, transportar o máximo de peças além do previsto, que é de aproximadamente 1,3 mil toneladas”, explicou.

Fotos: Roberto Carlos/ Agecom#Ininterrupta
Durante todo o final de semana, funcionários da Martifer continuaram a transportar as estruturas metálicas para o porto. O transporte das peças começou na segunda-feira (08.04) e continuará até o final do carregamento total do navio. As peças foram produzidas em três fábricas diferentes e transportadas em caminhões para o terminal portuário.

Para o carregamento do navio serão usados um guindaste em terra e outros dois guindastes da embarcação. As maiores peças que serão transportadas tem até 22 metros de comprimento e pesam até 17 mil quilos. Por conta das grandes dimensões o carregamento do navio é uma etapa delicada do transporte das estruturas até Manaus.

Fonte: Governo do Amazonas

Notícias Relacionadas

Jogos na Arena da Amazônia foram vistos por mais de 240 milhões de pessoas
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+
Após eliminação, técnico africano lamenta as oportunidades perdidas e treinador português assume a culpa
+
Melhor jogador do mundo fez um na vitória por 2 x 1. Africanos também estão fora
+