Estádio Nacional Mané Garrincha recebe selo internacional

10/07/2013 - 11:12
Arena de Brasília para a Copa do Mundo é premiada na França com a Certificação Internacional por Liderança em Qualidade

Lula Marquez/ GDF#O trabalho desenvolvido na construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi premiado em evento internacional, em Paris, na França, com a Certificação Internacional por Liderança em Qualidade (Internacional Star for Leadership Quality), concedido pelo Business Initiative Directions (BID).

“Todos ficaram maravilhados com a complexidade do estádio e como conseguimos erguer uma obra desse tamanho em um espaço curto de tempo”, destacou Maruska Lima Holanda, Diretora de Obras Especiais da Novacap. A engenheira foi pessoalmente receber o prêmio.

O BID também destacou a gestão e o controle do governo em todas as atividades da obra, os eventos realizados, a interface com a FIFA e os aspectos tecnológicos e o caráter sustentável da arena. No total, 75 empresas foram premiadas pela capacidade empreendedora e de liderança em suas respectivas atividades.

Sustentabilidade

O Estádio Nacional também caminha para ser o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum é reconhecido internacionalmente e garante que a construção é altamente sustentável. Hoje, nenhum estádio de futebol no mundo possui o selo.

A obra também conquistou outros dois importantes selos de qualidade, o certificado SA 8000 (Social AccountAbility 8000), que verifica a responsabilidade social com os operários, criado com base nas normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU). A certificação comprova a aplicação de práticas sociais do emprego, como proibição do trabalho infantil e forçado, segurança e saúde no trabalho, liberdade de associação e direitos coletivos, proibição de discriminação, além de remuneração e cumprimento da carga horária de trabalho adequada.

Outro reconhecimento foi com o Selo de Qualidade da Alimentação, concedido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB) e o Serviço Social do Distrito Federal (Seconci-DF), que garante a qualidade das refeições oferecidas aos trabalhadores da construção.

Fonte: Agência Brasília

Notícias Relacionadas

Arena é a sétima construída para a Copa do Mundo a ter selo que atesta adoção de medidas sustentáveis na edificação. Capital gaúcha passa a ter dois palcos com registro do Green Building Council
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Estádio da abertura da Copa já rendeu R$ 6,8 milhões aos cofres corintianos, enquanto em 11 partidas como mandante neste ano, fora de Itaquera, o clube arrecadou R$ 3,2 milhões
+