Estádio Nacional: Mané Garrincha tem conceito multiuso

18/05/2013 - 00:20
Projetado como um monumento, arena poderá ser visitada no dia a dia por moradores e turistas. Espaço tem condição de receber diversos eventos além dos esportivos, como shows, conferências, reuniões e espetáculos teatrais

A construção chama a atenção de qualquer pessoa que passa pela região central de Brasília. A grandiosidade do Estádio Nacional impressiona, especialmente pela presença dos 288 pilares que circundam a obra, cada um com pé-direito livre de 36 metros. A expressão “monumental” pode ser usada tranquilamente para se referir à arena, projetada para ser, literalmente, um monumento.

 “O conceito de projeto do Estádio Nacional de Brasília foi a incorporação de todas as obras do Eixo Monumental – obras de Oscar Niemeyer - que são palácios e monumentos. E não podíamos deixar de ter aqui um estádio com essas características, para que possa ser visitado pela população  em qualquer dia da semana, como são os museus e os palácios que temos aqui”, explicou a engenheira Maruska Lima de Sousa Holanda, responsável pela obra.

O futebol é apenas um dos itens na lista de atrativos que a arena multiuso pode receber. Shows, espetáculos, conferências e reuniões também podem ser realizados no Estádio Nacional, que conta com 74 camarotes, 276 sanitários, 40 bares, dois restaurantes e 14 lanchonetes.

 Maruska explica que a arena tem uma estrutura para além do futebol que permite a recepção de eventos artísticos de toda natureza, como é o caso dos camarins e vestiários localizados no lado oposto do estádio. 

“Nós temos restaurantes, lanchonetes, áreas para teatro, para cinema... para que as pessoas possam vir ao estádio apenas para um encontro de amigos, ou também para assistirem aos grandes eventos”, disse.

Outra característica que acentua o caráter multiuso é a possibilidade de acessos a todos os níveis de arquibancada de forma independente e ágil. A evacuação do estádio, dessa forma, é possível em até 8 minutos a qualquer momento.

Foto: Danilo Borges/Portal da Copa#Clique na imagem para baixá-la em alta resolução

Entorno

O projeto de requalificação do entorno do Estádio Nacional está em fase de licitação e tem previsão de conclusão para maio, antes da Copa do Mundo da FIFA 2014.

“O objetivo é a melhoria dos estacionamentos, com a colocação de pisos drenantes, mobiliário público, mobiliário urbano, árvores que serão plantadas e calçadas em volta da área”, explicou Maruska.

Também estão previstos túneis de ligação entre o Parque da Cidade e a arena, para que as pessoas possam atravessar a área central sem usar veículos.

“Temos ainda uma interligação que é viária, que melhora todo aquele trânsito próximo da Torre de TV, que dá acesso ao estádio. Isso tudo está previsto na licitação”, completou.

» Acompanhe a cobertura completa do Portal da Copa para a inauguração do Estádio Nacional de Brasília

Carol Delmazo - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Estádio de Natal é o nono dos utilizados durante a Copa a obter o selo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+