Espanha se classifica para a Copa e defenderá o título no Brasil

15/10/2013 - 17:55
Atual campeã mundial venceu a Geórgia por 2 x 0 e garantiu o primeiro lugar no grupo I das Eliminatórias Europeias. Equipe participará da 14ª Copa em 2014

A Seleção Espanhola vai defender o título da Copa do Mundo da FIFA no Brasil. Ao vencer a Geórgia por 2 x 0 em Albacete (ESP), os espanhóis garantiram o primeiro lugar no grupo I das Eliminatórias Europeias e se classificaram para o Mundial de 2014. Será a décima quarta participação da equipe em Copas do Mundo.

O primeiro gol saiu aos 25 minutos do primeiro tempo. Iniesta tabelou com Pedro e cruzou da esquerda para Negredo, que completou para abrir o placar. Este foi o gol de número 200 desde que o técnico Vicente Del Bosque assumiu a Seleção Espanhola.

O segundo gol foi marcado aos 15 minutos da etapa  final por Juan Mata, que havia substituído Pedro três minutos antes. Depois de um cruzamento na área, Navas ajeitou de cabeça para o meio e o jogador da Geórgia afastou mal a bola. Mata pegou de primeira e aumentou a vantagem da Espanha.

Campanha

O caminho até o Brasil teve seis vitórias e dois empates nas Eliminatórias Europeias, somando 20 pontos. Pouco antes do início das disputas visando ao Mundial de 2014, os espanhóis – que haviam vencido a Eurocopa de 2008 -  voltaram a levantar a taça no torneio em junho de 2012.

Até a conquista do Mundial da África do Sul, a Espanha nunca passava das quartas de final em Copas do Mundo. O melhor resultado antes de 2010 havia sido um quarto lugar no quadrangular final da Copa de 50, também realizada no Brasil.

Em 2013, os campeões mundiais participaram da Copa das Confederações disputada em junho no Brasil. A Espanha chegou à final da competição, mas foi derrotada pelo Brasil por 3 x 0 em jogo histórico no Maracanã.

França

Ao garantir o primeiro lugar em seu grupo, a Espanha empurrou os franceses – que terminaram em segundo, com 17 pontos – para a repescagem europeia. Na rodada desta terça-feira, a França venceu a Finlândia por  3 x 0. Aos sete minutos do primeiro tempo, Ribéry recebeu na intermediária, levou para o meio e chutou forte. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar. O segundo gol saiu aos 30 da etapa complementar: após cruzamento da direita, Giroud cabeceou no contrapé do goleiro. O finlandês Toivio tentou cortar, mas marcou contra. O francês Benzema entrou no fim do jogo, no lugar de Giroud, para dar números finais ao placar. Aos 42,  Ribéry fez boa jogada pela esquerda e Benzema chutou, fazendo o terceiro gol.

Os franceses vão disputar a repescagem europeia entre 15 e 19 de novembro, em  um mata-mata com jogos de ida e volta. O adversário será conhecido em um sorteio no dia 21 de outubro.

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Aeroportos, segurança pública e atrativos turísticos têm mais de 80% de aprovação entre os profissionais de imprensa
+
Ao todo, 1,6 milhão de passageiros passaram pelos terminais entre 10/6 e 13/7. A cada 10 passageiros que desembarcaram no país, um passou pela capital
+
Principais emissores de turistas foram Argentina, Chile, Colômbia e Estados Unidos
+