Em Florianópolis, ministro comenta andamento das obras para a Copa

19/02/2014 - 12:07
Aldo Rebelo participou da abertura do Seminário com integrantes das 32 delegações que virão ao Mundial. Segundo ele, os trabalhos de organização são acompanhados “no detalhe”

Foto: Paulino Menezes/Portal da Copa/ME#“É como uma obra de arte: é o detalhe que define", disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, sobre as obras para a Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil, nesta quarta-feira (19.02) no Costão do Santinho, em Florianópolis. Ele reforçou que está acompanhando cada detalhe dos trabalhos de estádios, aeroportos e mobilidade urbana para o Mundial.

“As obras estão evoluindo, estamos com algum atraso em alguns estádios, mas na expectativa de realizar os eventos-teste que são importantes e fazer bem a Copa. Estou acompanhando tudo no detalhe. Os aeroportos estão com obras em grande intensidade. O aeroporto de Cuiabá, por exemplo, está com 85% das obras prontas, Brasília está evoluindo bastante. Até maio evoluiremos muito nas obras de mobilidade urbana. Nem todas ficarão prontas. O VLT de Cuiabá, não vai ficar todo pronto até a Copa, mas um trecho ficará pronto: os trilhos estão sendo assentados, os viadutos que darão suporte estão inaugurados. Se todo o trecho não ficar pronto, certamente ficará pronto logo depois da Copa e ficará para a população”, disse o ministro.

Ele comentou especificamente a situação da Arena da Baixada, em Curitiba. A capital paranaense teve a condição de sede da Copa reconfirmada pela FIFA nesta terça-feira (18.02). “Ontem tivemos uma boa notícia sobre Curitiba. Precisamos, naturalmente, manter o ritmo que foi retomado com mais vigor. Estive em Curitiba na semana passada. Já era possível notar, entre 25 de janeiro e a data da minha visita, uma evolução visível a olho nu nas obras. Mesmo que o estádio de Curitiba seja o mais atrasado, as providências adotadas pelo construtor, pelo governador, pelo prefeito e pelo governo federal ajudaram a definir o prazo que viabiliza a Copa do Mundo em Curitiba", disse.

Seminário das Seleções

O ministro participou da abertura do Seminário das Seleções, que ocorre em Florianópolis até quinta (20.02). De acordo com Aldo Rebelo, o evento é uma reunião de trabalho que permite às delegações tirarem dúvidas sobre a logística do Mundial. “São informações sobre os preparativos da Copa para as delegações que vêm ao país para a Copa. O Comitê Organizador passa para as delegações o estágio de preparação da Copa do Mundo, ou seja, o estágio dos estádios, segurança, hotelaria, transporte, saúde, o que o país anfitrião pode oferecer não só às delegações, mas também aos turistas, jornalistas, convidados, e responde a dúvidas das delegações presentes”, explicou.

Carol Delmazo - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
Diretora da Unaids no Brasil se encontrou nesta terça com o ministro do Esporte, que assinou a bola que simboliza a iniciativa. Um exemplar com as rubricas da presidenta Dilma e de outros chefes de Estado será levado para a Assembleia Geral da ONU
+