Presidenta Dilma Rousseff abre exposição e conhece a Caxirola

23/04/2013 - 15:39
O artista Carlinhos Brown apresentou o instrumento que ele idealizou. Projeto foi chancelado pelo Ministério do Esporte no Plano de Promoção para a Copa

Roberto Stuckert Filho/PR#A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta terça-feira (23.04) no Palácio do Planalto, da abertura da exposição “O olhar que ouve”, de Carlinhos Brown. Durante o evento, o músico fez demonstrações com a caxirola, um tipo de chocalho inspirado no caxixi. O instrumento foi idealizado por Brown e teve o projeto chancelado pelo Ministério do Esporte no Plano de Promoção para a  Copa. O artista também tocou parte do hino nacional em uma instalação feita com caxirolas.

“O Carlinhos é um autor e um grande artista. E ele expressa um mundo diverso, mas muito específico, do Brasil, e especialmente da Bahia. A pluralidade, o fato de que esse mundo tem milhões de aspectos. (…) Nos encanta porque ele combina essa imagem verde e amarela da caxirola, esse fato que nós estamos falando de um plástico verde, de um país que tem a liderança da sustentabilidade no mundo e ao mesmo tempo é um objeto capaz de fazer duas coisas: de combinar a imagem com som e nos levar a gols”, afirmou a presidenta.

Exposição

As 19 telas distribuídas em cinco instalações estão em exposição até 26 de maio. Com curadoria da escritora e crítica de arte Matilde Matos, as obras podem ser vistas de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h30 às 14h.

» Da caxirola à travessia do Atlântico: conheça alguns dos projetos aprovados no Plano de Promoção para a Copa

» Caxirola e Pedhuá estarão no mercado a partir de maio

Fonte: Blog do Planalto

 

Notícias Relacionadas

Aeroportos, segurança pública e atrativos turísticos têm mais de 80% de aprovação entre os profissionais de imprensa
+
Ao todo, 1,6 milhão de passageiros passaram pelos terminais entre 10/6 e 13/7. A cada 10 passageiros que desembarcaram no país, um passou pela capital
+
Principais emissores de turistas foram Argentina, Chile, Colômbia e Estados Unidos
+