Definidas datas para transferência de operações nos novos terminais de Brasília, Guarulhos e Campinas

09/04/2014 - 19:12
Aeroportos foram concedidos à iniciativa privada. Empresas entregaram cronograma de ações à Secretaria de Aviação Civil. São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, ainda não definiu data de procedimentos

Começa na próxima semana o período de transferência de operações das empresas aéreas para os novos terminais que estão sendo construídos em Brasília, Guarulhos (SP) e Viracopos (Campinas). O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, recebeu nesta quarta-feira (09.04), cronograma das ações definido pelas companhias para cada caso. O processo mais complexo, do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), será discutindo em nova reunião que será realizada no próximo dia 22.

As primeiras alterações serão feitas em Guarulhos, entre 11 de maio e 27 de setembro; em Brasília, será de 16 de abril a 24 de maio; e em Viracopos, de 3 de junho a 5 de outubro.

“Essa transferência não pode ser feita de maneira açodada. Tem que ser programada para que o direito dos passageiros não seja prejudicado”, explicou o ministro Moreira Franco. Ele defendeu que a preocupação da Secretaria de Aviação Civil é com os passageiros. “Certamente algumas áreas estarão funcionando imediatamente e outras não, devido à complexidade de cada área. A transferência da infraestrutura tecnológica, por exemplo, requer mais tempo e cuidado”, disse.

Os documentos detalham como cada companhia aérea fará a transferência de operação (estrutura de check-in, de equipe, de tecnologia e de rotina de trabalho) do atual terminal para o que está sendo construído causando o mínimo de transtorno possível aos usuários do sistema aéreo brasileiro.

Informação

A mudança deverá ser gradativa e as concessionárias dos quatro aeroportos terão de exercer um papel fundamental no processo: atualizar as sinalizações e comunicar aos passageiros as alterações. As empresas e os aeroportos também vão lançar uma campanha de serviço à população para divulgar informações referentes ao período de mudança.

O cronograma mais elaborado será o de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Ao contrário dos demais aeroportos que passarão por mudanças, o terminal potiguar será erguido do zero, independente do antigo. No caso de Guarulhos, Viracopos e Brasília, os novos terminais de passageiros serão expansões das atuais estruturas.

Participaram da reunião as quatro empresas aéreas nacionais - TAM, GOL, Azul e Avianca - e as concessionárias, além da Anac e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). O prazo inicial de entrega do planejamento era dia 27 de março. No entanto, as companhias pediram à SAC mais dez dias no prazo para concluir o trabalho.

» Veja o cronograma completo das transferências:

Guarulhos (SP): de 11 de maio a 27 de setembro
Brasília (DF): de 16 de abril a 24 de maio
Viracopos (Campinas): de 3 de junho a 5 de outubro
São Gonçalo do Amarante (RN): nova reunião em 22 de abril definirá a agenda

Fonte: SAC

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+