Da tensão ao alívio: torcedores vibram na Fan Fest em Belo Horizonte

28/06/2014 - 17:10
Evento teve mais uma vez a capacidade de 21 mil pessoas esgotada

Fotos: Fabrício Faria/Portal da Copa#No início da manhã já havia uma imensa fila na porta do Expominas, local do FIFA Fan Fest, em Belo Horizonte, à espera da abertura dos portões, que só ocorreria às 10h. Em uma hora de funcionamento, já havia 10 mil pessoas se divertindo no espaço. A capacidade máxima de 21 mil pessoas foi atingida às 12h35, ou seja, 5 minutos antes do jogo Brasil x Chile começar no Mineirão. Na programação, além da exibição no telão de duas oitavas de final, Brasil x Chile e Colômbia x Uruguai, o público pôde curtir também os shows de Nego Henrique, Papo di Bakana e Daniela Mercury.

» Brasil supera o Chile na disputa de pênaltis e se garante nas quartas de final

Três amigas da cidade histórica de Congonhas, a 75 km de Belo Horizonte, acordaram às 5h da manhã para chegar a tempo de conseguir entrar na Fan Fest. “Acabei de chegar, já gostei e já quero voltar mais vezes”, comentou Thais Maria, que veio especialmente para o show da Daniela Mercury.

Pouco antes da partida começar, o ex-jogador de futebol Rafael Ferreira não tirava os olhos de um dos quatro telões montados para a transmissão dos jogos. Há dez anos longe dos gramados, mas ainda escolado no assunto, Rafael apostava num jogo duro contra o Chile e numa decisão por pênaltis. “O Brasil não ganha esse jogo no tempo normal, vamos passar pelo sofrimento dos pênaltis”.

Os chilenos presentes à Fan Fest estavam mais confiantes e queriam a vitória dentro dos noventa minutos de jogo. Os irmãos Renato e Rodrigo Ramirez só prepararam a viagem ao Brasil após a Copa começar. Eles contam que vieram para Belo Horizonte porque viram pelo noticiário chileno o quanto estava bonita a festa brasileira. “Em Santiago só se fala de quem veio para o Brasil, então resolvemos vir também para aproveitar a Fan Fest”, explicou Renato. Admiradores do futebol de Alexis Sánchez, os dois acreditavam numa vitória por 2 x 1 do Chile.

Aos 17 minutos de jogo, Thiago Silva deu uma “casquinha” de cabeça na bola, após cobrança de escanteio e David Luiz explodiu o Expominas de alegria. Na sequência, aos 32, o craque do Barcelona Alexis Sánchez fez o gol de empate do Chile, para a comemoração da minoria na Fan Fest. No segundo tempo e na prorrogação, o placar ficou inalterado e a previsão de jogo duro, feita pelo ex-jogador Rafael, virou realidade. Somente na decisão por pênaltis, a torcida pode respirar aliviada, com a vitória por 3 x 2 do Brasil.

Após a partida, o clima de tensão virou clima de festa. Os 21 mil presentes, que passaram duas horas roendo as unhas na frente do telão, puderam curtir a Fan Fest com alívio e muita animação. Laura Castro era só felicidade estampada no rosto. Fã incondicional de Neymar, ela disse que chegou a temer pelo pior. “Para mim não ia ter jeito, achei que o Brasil ia perder, mas o Neymar brilha e agora é só festa”, comemorou a estudante.

Neste domingo (29.06), tem mais Fan Fest no Expominas, com a exibição das oitavas de final entre Holanda x México e Costa Rica x Grécia, e com os shows de Vitor & Guilherme, João Lucas & Diogo e Alex & Tiago.

Fabrício Faria, do Portal da Copa em Belo Horizonte.

Notícias Relacionadas

As duas equipes se enfrentarão em Singapura. Este será o quarto jogo do Brasil neste segundo semestre
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Brasil enfrentará a Colômbia em 5 de setembro e o Equador no dia 9. Os jogos serão nos Estados Unidos
+
Taffarel será o preparador de goleiros, enquanto Mauro Silva ocupará o cargo de assistente técnico, criado para ser rotativo. Andrey Lopes será o auxiliar
+