Curso de inglês conquista baianas do acarajé

02/10/2012 - 17:17
Primeira turma do Programa de Qualificação Profissional ensinou o idioma para ambulantes

Mateus Pereira/Sebrae/Divulgação#A microempreendedora individual (MEI) Angelimar Trindade (foto) faz acarajé e atende muitos turistas estrangeiros em Salvador. Agora, ela aprendeu inglês para se comunicar ainda melhor com a clientela. “O pessoal ainda está no conceito de que baiana de acarajé é sem cultura e sem instrução. Isso está mudando”, afirma.

Ela participou do curso oferecido pelo Programa de Qualificação Profissional, parceria entre o Sebrae na Bahia e a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014 (Secopa). A iniciativa também conta com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e das Associações Legais dos Vendedores Ambulantes e Baianas de Acarajé.

De acordo com a gestora do Projeto Copa 2014 do Sebrae na Bahia, Helena Garcia, o objetivo do Programa é fortalecer a competitividade dos MEI e das micro e pequenas empresas (MPE) do estado para aproveitarem melhor as oportunidades que o evento esportivo trará para o turismo. “A meta é atender a 600 vendedores ambulantes e 210 baianas de acarajé”, afirma.

As aulas foram ministradas pela professora Maria Auxiliadora Copello Morais, que leciona inglês há mais de 30 anos. “Elaboramos o material de acordo com as reais necessidades deles. Eu busquei retirar de cada um a capacidade de aprendizado própria, utilizando recursos multimídias e encenações de situações cotidianas”, frisa.

Quem também concluiu o curso foi Júlia Souza, baiana que tem seu tabuleiro em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro Histórico de Salvador. Por estar localizada em um ponto turístico, ela diz que o curso foi de grande importância para torná-la capaz de entender e responder aos turistas. “Foi difícil no início, porque nunca tinha feito um curso de inglês. Mas tivemos uma professora que soube contornar as dificuldades da turma”, explica.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias - Bahia

 

Notícias Relacionadas

Estudo revela que a ocupação hoteleira na cidade bateu recordes, chegando a 72,26% no período do Mundial
+
Cidade hospedou campeões mundiais durante a Copa do Mundo e recebeu legados como Centro de Treinamento e promoção da imagem local
+
Tour 100% apresenta os bastidores do equipamento multiuso aos visitantes
+
Produto deve ser remodelado e seguir atendendo a turistas e baianos
+